Região de Lisboa propõe: veja a Festa do São Martinho em Lisboa

por: Zita Ferreira Braga
Região de Lisboa propõe: veja a Festa do São  Martinho em Lisboa
São Martinho

O Outono chegou e com ele as primeiras chuvas, o céu mais cinzento, a temperatura mais amena e os dias mais curtos.


E é nesta altura do ano que o aroma a castanhas assadas invade as ruas de Lisboa: o São Martinho está a chegar e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) deixa algumas sugestões para o aproveitar da melhor forma.

Novembro é tradicionalmente o mês da castanha assada e é por esta altura que, um pouco por todo o lado, surgem os assadores de castanhas com os seus carrinhos especiais, bem conhecida na Região de Lisboa há largas décadas.

 Desde a Baixa a Santa Apolónia, os vendedores apregoam “quentes e boas”, Vendidas às sei sou 12 unidades, as castanhas assadas são um aconchego para as mãos frias e para o estômago, quer como entrada, como sobremesa ou apenas enquanto petisco entre refeições.

A Rua Augusta (junto à Rua de Santa Justa), a Rua Garrett (perto da livraria Bertrand), a Praça dos Restauradores (próximo do elevador da Glória), a Rua do Carmo e o Largo do Chiado (perto do café A Brasileira) são os locais mais procurados por quem deseja umas castanhas quentinhas.

Também a Avenida da Liberdade (perto do Teatro Tivoli), a Praça Duque de Saldanha, o Cais do Sodré (à saída do Metro), a Avenida Almirante Reis (à saída do Metro de Anjos), e à entrada principal do Jardim da Estrela podemos deliciar-nos com esta iguaria.


Na busca pelas melhores castanhas assadas de Lisboa, a ERT-RL recomenda desfrutar do passeio pelas ruas desenhadas com novos tons e repletas de folhas das árvores. Escolher um dos belos jardins da cidade para fazer uma pausa e observar as cores outonais a invadir o espaço e a vegetação a ganhar uma nova vida.


O Parque Eduardo VII, o Jardim da Estrela, o Parque da Tapada da Ajuda, os Jardins da Fundação Gulbenkian, a Estufa Fria, o Jardim das Amoreiras, a Tapada das Necessidades, o Jardim Botânico da Ajuda, o Miradouro São Pedro de Alcântara ou os Jardins da Torre de Belém. são locais excelentes para desfrutar do tempo ameno e da beleza do Outono na cidade.

Mas as castanhas assadas pedem um liquido agradavel como a jeropiga ou a água-pe.. e  também o vinho novo.

A água-pé é uma bebida com baixo teor de álcool que resulta da adição de água ao vinho e a algumas uvas que depois são pisadas. A mistura é deixada em repouso entre um a dois dias, sem espremer o bagaço da uva.


Já a jeropiga é preparada com aguardente e mosto de uva, o que faz parar a fermentação e obter uma bebida de maior grau alcoólico do que o vinho. Ambas nasceram de receitas de fabrico popular e rudimentar, e abriram a porta a improvisos, fazendo com que dificilmente se provem duas iguais.

E como nem todos gostam de apreciar bebidas alcoólicas e, por vezes, só aquecemos com uma bebida quente e, preferencialmente, doce, o chocolate quente é uma escolha segura. Um cheiro maravilhoso a cacau, bem cremoso e um sabor delicioso que deixa qualquer um derretido.

Para os que não são tão fãs de castanhas, ou gostam de as acompanhar com uma bela bebida quente, a ERT-RL sugere percorrer as ruas de Lisboa em busca do melhor chocolate quente.


Para aproveitar o São Martinho da melhor maneira, a ERT-RL deixa também algumas iniciativas que decorrem um pouco por toda a região de Lisboa.


No dia 10 de Novembro, o município de Palmela convida todos para as Comemorações do São Martinho no Centro Cultura do Poceirão, pelas  21:00, numa noite que promete animação, com petiscos da época e música.


O município de Setúbal organiza uma Sardinhada de São Martinho

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade