World Travel Awards atrubuiem prémio de Melhor Destino Cidade do Mundo, ao Porto

por: António Manuel Teixeira
World Travel Awards atrubuiem prémio de Melhor Destino Cidade do Mundo, ao Porto
Winkipedia

Os World Travel Awards (WTA), conhecidos como os óscares do turismo, tiverem a sua 29 edição em Omã, onde Portugal arrecadou 30 estatuetas.

Estes prémios são atribuídos desde 1993 e foram instituídos com o objectivo de reconhecer, premiar e celebrar a excelência em todos os setores de actividade da indústria global de viagens e turismo. A eleição é feita através de um processo de votação online de profissionais da área de Turismo e Viagens na sua maioria, designadamente agentes de viagens, operadores e organizações de turismo, oriundos de mais de 100 países, bem como pelo público em geral.

No Al Bustant palace Hotel, em Mustant Omã, decorreu no passado dia 11 de Novembro, decorreu a 29ª edição dos WTA.

Depois de se ter destacado nos prémios europeus, com 30 galardões - Portugal manteve o mesmo número de nomeações que em 2021, 276, obtendo 30 prémios mundiais.

A TAP foi considerada a Melhor Companhia Aérea para África e Melhor Companhia Aérea para a América do Sul. O Porto recebeu o galardão do Melhor Destino Cidade do Mundo, tendo a autarquia dito que este prémio,é “o mais alto reconhecimento global em viagens e turismo, uma distinção ímpar na indústria”. A cidade de Lisboa foi reconhecida como Melhor Destino do Mundo na categoria CityBreak e Melhor Destino de Cruzeiros. Tentámos obter declarações de Carlos Moedas, que também é o presidente da Associação Turismo de Lisboa, mas até ao momento não conseguimos qualquer contacto.
O Porto de Lisboa foi, mais uma vez, considerado o Melhor Porto de Cruzeiros, também não nos foi possível obter qualquer declaração.

Uma das maiores atracções nacionais, localizada no centro de Portugal, Passadiços do Paiva, recebeu o prémio de Melhor Atração de Turismo de Aventura e a Melhor Atracção Turística. Já o prémio de Turismo Responsável foi atribuído pela sexta vez ao Dark Sky Alqueva, no Alentejo.A Parques de Sintra – Monte da Lua venceu, pelo 10º ano consecutivo,como e Melhor Empresa do Mundo em Conservação.

Hotelaria

A hotelaria nacional foi muito reconhecida nos WTA, onde a Amazing Evolution, com mais de uma dezena de unidades de alojamento em Portugal, conquistou a distinção de Melhor Operador de Boutique Hotel.

O Grupo Pestana recebeu três estatuetas, uma como Melhor Hotel de Luxo para Negócios - Pestana Palace, O Pestana CR7 Lisboa, como Melhor Hotel Lifestyle, Pestana Porto Santo no tudo incluído e o melhor Hotel de Praia foi atribuído ao Pestana Alvor Praia.
O Olissippo Lapa Palace, foi eleito o Melhor Hotel Clássico de 2022. O de Melhor Hotel Boutique foi atribuído ao 1908 Hotel, localizado em Lisboa.

O Algarve foi a região mais reconhecida, nas categorias de hotelaria: O Melhor Novo Resort Domus Lake Resort, em Vilamoura; O Melhor Resort Desportivo Cascade Wellness Resort, em Lagos; Melhor Resort Lifestyle Conrad Algarve, em Vilamoura; Monte Santo Resort, pela oitava vez recebeu o galardão de Melhor Resort Romântico; na categoria de Golf o Melhor Hotel é o Dunas Beach Club, em Vale do Lobo;  e o Melhor Hotel de Lazer Pine Cliff Luxury Resort.

A Madeira voltou a ser considerada como Melhor Destino Insultar do Mundo. O secretário regional de Turismo de Cultura, Eduardo Jesus, afirma que o prémio “reforça o posicionamento internacional da região”.

Na hotelaria foram atribuídos dois prémios, um ao Pestana cima referido e outro ao Vila Baleira Resort que recebeu o prémio Melhor Resort Insular, na ilha de Porto Santo.

O Grupo Vila Galé foi distinguido com o óscar do Melhor Hotel de Referência no Vila Gale Collection Braga.

Em Lisboa, foi atribuído o prémio de Melhor Boutique Hotel de Luxo, ao Valverde Hotel.
Para o Alentejo vai o prémio de Melhor Wine Hotel, o L'AND Vineyards, que pela quinta vez foi premiado.

A Melhor Companhia Aérea de low cost é a Voleta. O Melhor Destino M&I- Congressos e Eventos, é Madrid.

Em 2023, será a cidade de Batumi, na Geórgia que irá receber a Gala dos World Travel Awards.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade