A transformação do Turismo debatida na Cimeira da OMT na WTM, em Londres

por: Zita Ferreira Braga
A transformação do Turismo debatida na Cimeira da OMT na WTM, em Londres
O Turismo PT

O nosso trablaho é criar postos de trabalho" afirmou Zurab Pololikashvili, secretário geral da OMT aos lideres do sector turístico.

 
Deste modo a educação, a sustentabilidade e a governação ocuparam um lugar central na Cimeira de Ministros que teve lugar no World Travel Market.
Esta sólida plataforma criada para lideres do sector publico e privado abporda os problemas mais prementes do Turismo e estabelece a agenda para os proximos anos.Realizada tendo como centro o tema "Repensar o Turismo"
, a 16ª cimeira reuniu ministros e delegados de alto nivel de 19 paises bem como lideres empresariais. Há que salientar que a crescente importância do Turismo para o bem estar social e económico que este ano foi grande.

O Secretario General Pololikashvili, na intervenção de abertura salientou que é necessário transformoar o sector. Voltando a insistir no lema previsto para este encontro "Repnsar o Tursimo".

Necessitamos repensar o turismo como gerador de emprego como pilar económico e no contexto da COP27 como solução à emergência climática.

Apresentando o trabalho da OMTna liderança do trsnaformação do Turismo, o Secretário Geral Pololikashvili centrou-se na inversão em infraestrutura sustentável e em pessoas sobretudo através de uma educação de qualidade e a criação de empregos.

A mesa redonda que entretanto teve lugar reuniu ministros de Turismo de todas as regiões do Mundo.tendo cada um dado conhecimento do que sucede no seu país.. Na abertura Ahmed Al-Khateeb ministro do Turismo da Arabia Saudita destacou a necessidade  de colocar a "sustentabilidade como objectivo principal" e assinalou também a importância que o seu pais coloca na inovação e na juventude.


Por seu lado,Abdulla Mausoom, ministro de Turismo de Maldivas, a ministra de Portugal, Rita Marques, e o ministro do Egipto, Ahmed Issa, destacaramrm a importancia de diversificar os sectores turísticos nacionais, incluso através do turismo doméstico e rural, criando novos produtos.


Nikolina Brnjac, ministra do Turismo  da Croácia assinalou que isto requeriría uma “evolução” até que se consiga uma maior sustentabilidade”: “Necessitamos ir para lá do Turismo para reconstruir o Turismo" Os ministros do Bahréin, Costa Rica, Ecuador, Etiopía, Ghana, Jordania, Malawi, Malta, Mauricio, México, Montenegro, Nicaragua, Filipinas e Sri Lanka.também deram a sua opinião.


Em representação do amplo sector do Turismo privado o Expedia y Radisson Hotel Group descrevem o seu trabalho com o objectivo de conseguir mais sustentabilidade de mosdo a conseguir-se uma progresso profissional.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways