Portugal marcou presença no World Travel Market (WTM), a maior feira britânica de Turismo

por: Zita Ferreira Braga
Portugal marcou presença no World Travel Market (WTM), a maior feira britânica de Turismo
World Travel Market Rita Marqes

Portugal marca presença no World Travel Market (WTM), a maior feira britânica de Turismo e uma das mais importantes a nível mundial, que se realizou de 07 a 09 de Novembro, em Londres.



A participação nacional, foi coordenada pelo Turismo de Portugal integrando 92 empresas e as sete Agências Regionais de Promoção Turística (Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores), que ocupam um stand de 814 metros quadrados dedicado à promoção do destino.

Na deslocação ao World Travel Market, a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, e o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, mantiveram uma agenda de contactos com entidades internacionais ligadas ao sector, desde associações empresariais a companhias aéreas, e também representantes do trade e dos destinos nacionais.

Na sequência dos contactos mantidos, a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, mostrou-se “razoavelmente otimista com os resultados previsíveis para 2022 e a perspetiva das reservas e da procura para Portugal em 2023, sem, contudo, deixar de sublinhar a conjuntura incerta em que vivemos e da qual tudo dependerá”.
Acrescentou ainda que “Portugal, apesar de toda essa conjuntura, goza de uma imagem e uma notoriedade assinaláveis nos mercados externos e em concreto no Reino Unido, o que naturalmente nos orgulha e nos coloca em melhor posição para disputar a procura externa.”


A presença no WTM vem complementar um conjunto de ações promocionais que estão a ser desenvolvidas neste mercado, um dos principais emissores de turistas para Portugal, responsável por 1,4 milhões de hóspedes, 6,1 milhões de dormidas e 2,25 mil milhões de euros em receitas entre janeiro e agosto de 2022, valores já muito próximos dos verificados em 2019 (pré-pandemia), com as receitas a serem mesmo superiores em 0,4%.


Com vista à consolidação da retoma da actividade e dos fluxos turísticos provenientes do Reino Unido, as ações previstas para os próximos meses concentram-se, nomeadamente, em ações de comunicação como é caso da Campanha de Publicidade #TimeToBe, exclusiva em meios digitais e ações específicas de Relações Públicas dirigidas a opinion makers e a imprensa especializada. Complementarmente, manter-se-á a aposta no trade marketing, com iniciativas destinadas a operadores turísticos e companhias aéreas britânicas, bem como a promoção dos nossos principais produtos turísticos, e outros que contribuem para uma boa diversificação da carteira de experiências turísticas, entre os quais o Enoturismo, Gastronomia, Turismo Literário, Surf ou Festivais.

A promoção internacional do destino Portugal, em linha com o "Plano Reactivar Turismo | Construir Futuro", prossegue, assim, o objectivo inscrito na Estratégia Turismo 2027 de ultrapassar os 27 MM€ de receitas turísticas em 2027, de uma forma sustentável, gerando riqueza e bem-estar, em todo o território, ao longo de todo o ano e apostando na diversificação de mercados e segmentos.

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