Fernanda Lapa: A homenagem da freguesia de Carnide que a deixou emocionada

por: Hardmusica

A actriz e encenadora Fernanda Lapa foi homenageada pela Freguesia de Carnide em Lisboa, numa cerimónia onde marcaram presença algumas figuras da cultura.

 

Pouco passava das 15:15 quando no sistema sonoro junto do edificio da junta se ouvia "Fernanda Lapa já está em Carnide" e era pedido que nos deslocássemos para o loal onde se encontrava a obra da autoria de Antonio Lagarto que homenageava a actriz.

Uma grande cadeira vermelha com um pormenor no topo a relembrar chamas.

Com uma carreira de muita luta, nem sempre reconhecida como merecia, mas onde tanto como encenadora ou como actriz conseguiu marcar de forma única todos aqueles que com ela trabalharam, como foi o caso de alguns actores com quem ontem trocámos algumas impressões durante a homenagem.

Emocionada, no discurso que fez disse que "quando olho para trás sinto que não fiz quase nada, e que passei maior parte do tempo tentando fazer". O presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Sousa disse ser um dia muito feliz por poder homenagear Fernanda Lapa.Discursou ainda a vogal da cultura da junta de freguesia e a representante do "Movimento Democrático as Mulheres".

Seguiu-se uma encenação a cargo dos parceiros da cultura da Junta de Carnide, que teve como ponto alto a participação da filha de Fernanda Lapa.

Depois foi surpreendida com uma exposição que relembra alguns dos momentos da sua carreira, uma exposição onde fotografias, videos, objectos dos personagens por si encarnados, dão uma noção da enorme e extraodrinária carreira de uma actriz que sempre lutou pelos direitos do actores e pela emanciapção das mulheres. Neste último caso criou a Escola de Mulheres.

Em declarações ao Jornal Hardmusica, Fábio Sousa disse que "os homenageados de cada ano sõ definidos em plenário, com os parceiros ligados à rede da cultura, de forma democrática" acrescentando que "se quisermos definir Fernanda Lapa numa única palavra seria lutadora".

Fernanda Lapa disse em declarações ao Jornal Hardmúsica estar em "choque ainda com isto tudo, o que eles fizeram foi tão bonito, tão maravilhoso, que eu terei que voltar cá com mais calma, para poder observar tudo. Estou muito feliz" acrescentando que não "me apetece falar do estado da cultura pois não temos ministério, nem secretaria, temos apenas a figura do secretário geral da cultura. Enfim prefiro não falar".

Rodeada de amigos, colegas ou simples cidadãos admiradores do seu trabalho, este foi um reconhecimento a uma mulher, mãe, actriz e encenadora que sempre lutou pelo que achava correcto.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways