Allianz Figueira Pro inaugura Liga MEO Surf 2022

por: Zita Ferreira Braga
Allianz Figueira Pro inaugura Liga MEO Surf 2022
Surf Portugal

O Allianz Figueira Pro, que abre  a Liga MEO Surf 2022, a “principal prova de surf em Portugal e a que define os títulos máximos da modalidade”, tem o inicio marcado para Abril



De 01 a 03 de Abril a Praia do Cabedelo acolhe as maiores estrelas do surf nacional que aí iniciam a temporada.

Conhecido o quadro de competição aguarda-se um nível muito elevado logo a abrir a ação, liderada pelos licras amarelas Go Chill: Vasco Ribeiro e Kika Veselko.

A prova vai ser marcada, no que respeita ao lado masculino, pelo regresso à ação do campeão nacional e europeu em título Vasco Ribeiro, depois de recuperado de uma lesão que comprometeu o início da temporada.
Há que assinalar entre alguns regressos importantes, a participação de Zé Ferreira vice-campeão nacional de 2016 e ex-top 100 mundial. Será o duelo, se assim se lhe pode chamar, entre a experiência e a forte nova geração do surf nacional, liderada por Afonso Antunes, Guilherme Ribeiro e Joaquim Chaves que, em 2022, prometem assaltar definitivamente os primeiros lugares da Liga MEO Surf.

Destaques do quadro masculino – Round 1:

H8: Vasco Ribeiro x Henrique Pyrrait x Bruno Mendonça x trialista

H12: Gony Zubizarreta x João Moreira x Vasco Cordeiro x Matias Canhoto

H14: Arran Strong x Francisco Mittermayer x Cainã Souza x Zé Ferreira

No que se refere ao elemento feminino espera-se uma participação muito positiva dos elementos que integram a equipa.
Convém ter em conta os resultados do último fim-de-semana com Teresa Bonvalot a vencer mais uma prova do circuito de qualificação europeu, desta vez em Israel, a que somou o título europeu.
Mafalda Lopes e Kika Veselko saltaram para a vice-liderança desse mesmo ranking, compondo assim, em conjunto com Teresa, o top3 europeu no momento.

Teresa chega à Figueira da Foz motivada para tentar recuperar o título máximo do surf em Portugal, “depois de Kika Veselko, ainda júnior, ter-se sagrado campeã nacional Open e Sub-18 no ano passado”.

Mas há mais nomes na competição nomes como Yolanda Hopkins (diploma olímpico em 2021), Carolina Mendes, Mafalda Lopes, Carina Duarte ou Gabriela Dinis.
Algumas delas irão enfrentar-se diretamente logo na ronda inaugural do Allianz Figueira Pro. É o caso de Kika Veselko e Yolanda Hopkins, que vêm de um duelo recente nos quartos-de-final em Israel, que sorriu à primeira. Mas também da bateria que coloca em simultâneo na água as duas campeãs nacionais mais jovens da história: Carina Duarte e Teresa Bonvalot.

Destaques do quadro feminino – Round 1:

H5: Kika Veselko x Yolanda Hopkins x Matilde Pinto

H7: Carina Duarte x Teresa Bonvalot x Bianca Nicoleta x Sofia Silva

H8: Camila Cardoso x Maria Salgado x Beatriz Carvalho x Benedita Teixeira

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways