Os Santos Populares voltam a Cascais

por: Guilherme Santos

Os tradicionais festejos populares estão de regresso após dois anos de paragem e prometem muita animação, convívio e partilha.

Com o regresso dos festejos voltam as Marchas, o Arraial e os Tronos de Santo António para garantir  que não falte animação. Como uma das festas que mais une a comunidade local, os Santos Populares começam a ser preparados bem antes do mês de junho. Este ano participe das Marchas Populares, desfile agendado para 10 de junho, a partir das 19:00, com início junto ao Palácio da Cidadela, descendo pela Avenida D. Carlos I, parando em frente ao Hotel Baía e terminando no Mercado da Vila, onde começará a apresentação pública pelas 20:00.

Este ano vão marcar presença 15 entidades, dos quais dois grupos infantis e dois grupos sub-representados, que se envolveram no tema “Camões”. Este evento envolve todo um trabalho por parte da equipa do Associativismo Cultural e das entidades do Concelho de Cascais que participam nesta iniciativa, ao longo de vários meses. E não podia faltar o Arraial de Santo António, de 10 a 12 junho, no Mercado da Vila de Cascais, organizado pela Divisão de Juventude, Jovem Cascais e com a colaboração de várias Associações Juvenis do município.

Segundo a organização, serão servidos almoços e jantares, sendo que o horário de funcionamento do Arraial é das 12:00 às 00:00. Além disto, poderá assistir a duas bandas ao vivo. Participe ainda nos Tronos de Santo António, iniciativa que visa estimular a participação do movimento associativo (colectividades, associações) do concelho, através da construção e decoração de Tronos de Santo António.

Assim, a votação para os três tronos vencedores decorre no Facebook  na página: “Participa Cascais”, de 02 a 05 de junho. No dia 13, no Mercado da Vila de Cascais, será ainda possível visitar a exposição com todos os Tronos participantes, entre as 10:00 e as 18:00, e ficar a saber quais os Tronos venceram em primeiro, segundo e terceiro lugares. O anúncio dos vencedores será feito pelas 15:00.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways