Cem anos do Carnaval de Torres Vedras já tem programa comemorativo

por: Zita Ferreira Braga
Cem anos do Carnaval de Torres Vedras já tem programa comemorativo
Centenário do Carnaval de Torres Vedras

Foi já apresentado o rpograma comemorativo dos cem anos do Carnaval de Torres Vedras


Aedição deste ano do Carnaval de Torres Vedras, que contará com uma cerimónia especial de Chegada dos Reis . Por outro lado há ainda a salientar o lançamento de livros, exposições, uma caderneta de cromos, a emissão de selos comemorativos, uma série documental online sobre as associações carnavalescas de Torres Vedras, o ciclo “Décadas”, uma edição especial da “Rota dos Petiscos”, um peddypaper, uma sessão de projeção de filmes antigos, uma recriação do corso carnavalesco torriense dos anos 20 do século passado, um concurso de fotografia, atividades educativas para o público escolar e sénior e atividades propostas por votação popular, entre outras.

Na sessão de apresentação desse programa usou da palavra o presidente da comissão consultiva para as referidas comemorações, Alfredo Reis, que aproveitou para explicar o trabalho desenvolvido por essa entidade, nomeadamente o de definição de propostas de atividades pela mesma.

Pouco depois da intervenção de Alfredo Reis usou da palra a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que recordou o processo de construção do programa das comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras, programa que, na sua opinião, dignifica a efeméride e é resultado de um relevante contributo popular. Na ocasião, Laura Rodrigues aproveitou para agradecer a todos os que envidaram esforços para a formulação do referido programa, bem como para a realização do Carnaval de Torres Vedras ao longo do tempo, “uma festa que Torres Vedras oferece ao país e ao mundo”.
A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras referiu também na sua intervenção que: “Os torrienses souberam preservar e desenvolver as práticas e tradições do Carnaval ao longo de um século, desde a primeira chegada do Rei, em 1923, e fazem-no com muita criatividade e dedicação. Uma das marcas distintivas do nosso Carnaval é não haver fronteiras entre público e atores nos nossos tradicionais corsos. Todos participam. Por isso mesmo o Centenário merece ser uma festa participada”. Na conclusão da sua alocução Laura Rodrigues salientou que a celebração do Centenário do Carnaval de Torres Vedras não pretende prolongar o evento durante um ano mais, mas sim convocar a conhecer e experienciar o mesmo.

De referir ainda que a sessão de apresentação do programa das comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras, , encerrou com uma actuação de Daniela Mendes, que interpretou temas alusivos ao Carnaval.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways