Chef Marlene Vieira: “Sou irrequieta por natureza”

por: Leonor Maltez
Chef Marlene Vieira: “Sou irrequieta por natureza”
Marilia Domingos

A chef Marlene Vieira abriu em 2012 o primeiro restaurante e hoje conta com três de sucesso pelo Guia Michelin.

Marlene Vieira é um dos grandes nomes da cozinha portuguesa, actualmente aparece-nos na televisão no canal “Casa e Cozinha” no programa “Cozinha com o chef” onde convida os telespectadores a juntarem-se na confecção de um bom prato português.

A segunda temporada é composta por 22 episódios e o próximo pode ser visto hoje o telespectador será levado a conhecer Vila Real e ficará a conhecer os Pastéis de Chaves e os Pitos de Santa Luzia e a forma como se confecionam.

Em entrevista ao O TURISMO PT:

 “O objectivo é ir melhorando, a qualidade, a diversidade e ter um conceito que seja actual e que chegue às pessoas, para que elas usem e abusem.”, confessou a chef sobre a segunda temporada do programa gastronómico.

A dedicação e a vontade de querer fazer mais e melhor é um dos pilares que construíram o seu legado. Detém três espaços conhecidos e reconhecidos o "Zumzum", o "Marlene" e no Time Out um food corner. Todos a título individual, prova da sua perseverança e trabalho árduo, que a distinguem.

É pioneira na área profissional que escolheu, pois é uma das mulheres com mais sucesso.

Há sempre possibilidade de melhorar, o "Marlene" tem quase dois anos e todos os dias tentamos melhorar com ou sem Guia, e temos o feedback dos clientes de que é um restaurante Michelin.”, a aguardada estrela ainda não se instalou nos espaços de Marlene Vieira, mas todos os dias se trabalha qualidade, criatividade e portugalidade, confessou a chef. “Pode ser que um dia estejamos conectados com a estrela”.

Em 2020 abriu na capital portuguesa o "Zumzum", este que mais tarde seria vizinho do "Marlene". Caracteriza-se por servir comida descomplicada e as sugestões de alta-cozinha aliam-se aos preços acessíveis. Faz parte do Guia e em 2023 foi destacado na categoria Bib Gourmand, uma secção que une a boa qualidade com um preço em conta. Neste espaço tudo é Português, desde a mobília ao vinho.

“É o melhor prémio que podia ter no "Zunzum".”, afirmou.

Ainda no coração de Lisboa, Marlene Vieira apostou no conhecido Time Out Market onde na carta os clientes podem provar cozinha tradicional portuguesa.

O mais recente projecto foi aberto em 2022, "Marlene", foi inaugurado em Abril e está localizado junto ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa. O restaurante aclamado detém um forte traço de singularidade. Ao centro do espaço está instalada uma ilha onde todos os ingredientes são confeccionados. No primeiro ano de abertura ao público arrecadou o prémio Boa Cama Boa Mesa, uma distinção do Guia gastronómico do Semanário Expresso e já recebeu Ana Roš, eleita a melhor chef feminino do mundo.

As ambições aqui são mais a longo prazo, utilizamos ingredientes que há uns anos ninguém usava, como o girassol batateiro. Trouxemo-lo para a nossa cozinha e vai fazer parte da nossa alimentação.”, a chef assumiu que quer fazer história na gastronomia portuguesa ao acolher novos ingredientes não tão conhecidos.

Trabalho e dedicação são a chave para o sucesso, exemplo disso é Marlene Vieira ter os três espaços no Guia Michelin. Muito para além do empenho e da vontade de inovar também existe o gosto pelo que é português. Nos seus restaurantes a chef apresenta diferentes ambientes e versões do seu trabalho. No "Zunzum" celebra-se a cozinha portuguesa e esta aproxima-se das pessoas de uma forma mais descontraída, no "Marlene", o cliente depara-se com a história das aprendizagens da chef onde a tradição dá as mãos à modernidade e no Time Out os petiscos e os pratos consistentes fazem as alegrias de quem por ali passa.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways