Dubai Reef: Uma cidade empenhanda na sustentabilidade, "com particular ênfase nos recifes de coral”

por: António Manuel Teixeira
Dubai Reef: Uma cidade empenhanda na sustentabilidade, "com particular ênfase nos recifes de coral”
o Departamento de Economia e Turismo do Dubai

O Dubai anunciou o lançamento do projecto Dubai Reef, um dos maiores empreendimentos de recifes marítimos do mundo, marcando um significativo avanço na preservação da biodiversidade.

Com uma dimensão abrangente de 600 quilómetros quadrados, o Dubai Reef será implementado em quatro fases, com início programado para o final do primeiro trimestre de 2024, com a sua conclusão prevista no prazo de quatro anos.

O Dubai Reef, parte integrante da visão da Agenda Económica do Dubai, iniciativa D33, para posicionar o Dubai como uma cidade líder em sustentabilidade, surge como resposta aos esforços da cidade em aumentar as reservas de peixe, promover a pesca sustentável e fortalecer a segurança alimentar. Este projecto inovador também vai desempenhar um papel vital na redução das emissões de carbono e na promoção da biodiversidade marítima.

O lançamento do Dubai Reef, liderado pelo Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET) em colaboração com o Comité Regulador sobre a Pesca de Recursos Aquáticos Vivos no Dubai, as Câmaras de Dubai, a Corporação de Portos, Alfândegas e Zona Franca (PCFC) e a Nakheel, coincide com a realização da 28ª Cimeira do Clima das Nações Unidas (COP28) na Expo City Dubai, de 30 de Novembro a 12 de Dezembro.

Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum sublinha a importância do ambiente, afirmando que “o Dubai está totalmente empenhado na sua preservação como uma prioridade estratégica para garantir um futuro sustentável para as gerações vindouras. Os profundos desafios colocados pelas alterações climáticas globais exercem uma pressão significativa sobre várias formas de vida selvagem e o Dubai está fortemente empenhado em desempenhar um papel substancial na mitigação destes efeitos através de iniciativas que promovam a sustentabilidade do nosso ambiente natural, com particular ênfase nos recifes de coral”.

O Dubai Reef vai consistir em módulos de recifes artificiais de vários tamanhos, abrangendo 600 quilómetros quadrados das águas cristalinas de Dubai, ultrapassando os 400.000 metros cúbicos de volume total. Estima-se que tenha uma capacidade de capturar mais de sete milhões de toneladas de carbono anualmente, desempenhando um papel fundamental na restauração do habitat dos recifes de coral, proteção costeira e no renascimento da biodiversidade marítima ao longo da costa do Dubai.

Além dos benefícios ambientais, o projecto vai também ter impactos socioeconómicos, criando oportunidades de emprego, impulsionando actividades recreativas marítimas e promovendo fontes sustentáveis de alimentos em linha com a estratégia de segurança alimentar dos Emirados Árabes Unidos.

O mesmo reafirma o compromisso do Dubai e a visão de Hamdan bin Mohammed em deixar um legado duradouro para proteger e sustentar a vida selvagem e o ambiente marítimo, contribuindo para o bem-estar do nosso planeta.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways