Recuperação do Turismo impulsionada pelas vacinas e a reabertura de fronteiras

por: Rafael Rodrigues

Abrandamento nas restrições às viagens e processo de vacinação a avançar, mostram luz ao fundo do túnel para o sector do Turismo.


De acordo com Organização Mundial do Turismo (OMT), estima-se que 54 milhões de turistas cruzaram as fronteiras internacionais em 2021, número esse ainda muito aquém do mesmo período de 2019 (Junho e Julho), mas que são os melhores resultados desde Abril de 2020.

Os 54 milhões de turistas de 2021, em comparação com os 34 milhões de chegadas internacionais registadas em Julho de 2020, mostram um ligeiro aumento, mas ficando ainda muito abaixo dos 164 milhões registados em 2019.

A maioria dos destinos relataram uma recuperação moderada nas chegadas internacionais em comparação com o ano de 2020, mas 2021 está longe de ser um ano fácil para o turismo global, que registou quebras nas chegadas, de 80% entre Janeiro e Julho em comparação a 2019. Regiões como Ásia-Pacífico chegaram mesmo a registar quedas abruptas de 95% em comparação com 2019.

No Médio Oriente a queda nas chegadas internacionais ronda os 82%, sendo a segunda maior queda a nível mundial, seguido do continente Europeu e Africano ambos com quedas a rondar os 77%.
A região Americana revelou um declínio relativamente inferior comparando com o resto do mundo, cerca de 68%.

No entanto houve também pequenas ilhas no Caribe, África, Ásia e Pacífico e pequenos destinos europeus, que conseguiram um melhor desempenho em Junho e Julho com chegadas equivalentes ou até mais altas do que o período pré-pandemia, sendo o México um excelente exemplo registando aproximadamente a mesma receita proveniente do turismo em Junho de 2021 que em 2019, sendo que em Junho chegou mesmo a registar um aumento de 2% face a 2019.

Contudo, a confiança nas viagens tem vindo a aumentar lentamente, aumento esse sustentado pelo abrandamento das restrições para viajantes já vacinados, juntamente com o processo de vacinação a progredir mundialmente ajudando também a restaurar gradualmente a mobilidade na Europa e em outras partes do Mundo.

Mas o verdadeiro reinício do Turismo, com os benefícios que com ele vêm continua a ser adiado, enquanto a existência de regras e regulamentos desiguais assim como taxas de vacinação igualmente desproporcionais que continuam a afectar a confiança de quem viaja.


De acordo com a última pesquisa do Painel de Especialistas da OMT, 53% dos especialistas acreditam que o período de Setembro a Dezembro de 2021, será pior do que o esperado. Sendo que apenas 31% dos especialistas prevêem melhorias dos resultados até o final do ano.

Cerca de 45% dos especialistas pensa ainda que o turismo internacional não recuperará os níveis de 2019 até 2024 ou mesmo mais tarde, cenário pessimista que é contrariado por 43%, que prevêem que a recuperação virá ainda em 2023.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways