Antes o Turismo Interno era esquecido, hoje até António Costa o promove #TuPOdes, Visita Portugal

por: António Manuel Teixeira

A nova campanha do Turismo de Portugal visa captar o turismo interno, convertendo o VisitPortugal em Visita Portugal com o mote #TuPOdes, Visita Portugal.

O destino Portugal foi nos últimos três anos considerado o Melhor do Mundo e António Costa destacou que muitos territórios nacionais dependem de turismo para sobreviver.

Durante muitos anos a promoção do Turismo Interno, com excepção da Turismo do Centro de Portugal, foi esquecida pelas entidades regionais de turismo, assim como pelo Governo. Dada a situação que existe a nível mundial, da pandemia do coronavirus, o turismo externo não terá grande expressão no nosso país. Eis então que se lembram que é preciso apelar aos portugueses para que não saiam do país, pois as milhares de unidades hoteleiras estão a 'morrer' e precisam das estadias deles.

O Primeiro-Ministro apelou a todos os portugueses que aproveitem para conhecer o país e referiu que a "Covid-19 não atingiu só a nossa saúde, atingiu também a nossa economia", neste ano atípico que, a par de outros países, terá menos turistas estrangeiros por causa da pandemia. Algo que anteriormente não o tinha feito.

António Costa reforçou que existem "duas formas de olharmos para esta situação. Ou ficamos parados à espera que passe ou então fazemos acontecer e nós temos de fazer acontecer porque não somos de ficar parados. (...) Temos de abrir, não podemos ficar à espera que o surto passe". 

"Há quanto tempo tantos lisboetas não vem à baixa? E têm agora o privilégio absolutamente extraordinário de poderem-na ver só para si. Sem aquele problema que muito se queixaram, nos últimos anos, de que 'isto está cheio de gente'. Agora não está cheio de gente e consegue-se lá andar. E isto não dura muito", exemplificou acrescentando que "quem diz a baixa", diz tantos outros sítios em Portugal.

"Se temos o privilégio de viver no melhor destino do mundo, então só nos resta aproveitá-lo", referiu, porque dificilmente haverá novamente um ano em que se terá o país quase só para turismo interno. Assim esperam todos os profissionais do sector.

Reiterando que esta é uma "ocasião única que temos para aproveitar" um país quase só nosso nas férias, o primeiro-ministro reforçou a importância e "privilégio" dos portugueses fazerem "férias cá dentro". "Se temos o privilégio de viver no melhor destino do mundo, então só nos resta aproveitá-lo", acrescentou.

Embora vá todos os anos de férias para o Algarve, dentro do mesmo contexto, António Costa ainda referiu que teve, recentemente, a oportunidade de ver a região como não a via desde os anos 1960. Foi, reconheceu "uma oportunidade rara", para acrescentar que o líder do Governo não deseja voltar a ver a região tão vazia de turistas.

Isto acontece, porque a aviação esteve encerrada até hoje e os turistas que costumam povoar a região não vieram. No entanto confessou: "mas, se me concedem um minuto para ser um cidadão egoísta, que bom que foi poder ver o Algarve sem ver as filas e as enchentes de sempre". Mas esqueceu-se, mesmo, do mais importante, que é da falta de enchentes que os hoteleiros precisam.

 

O ministro Pedro Siza Vieira, que tem 'ajudado' bastante a Associação da qual a sua mulher é directora executiva, deixando outras para trás, também usou da palavra para se referir à oportunidade de os portugueses serem turistas no seu país e também uma oportunidade para se investir nas comunidades nacionais, nas empresas portuguesas.

António Costa concluiu com uma mensagem de agradecimento a todos os profissionais do sector, elogiando "o espírito de resiliência e coragem" demonstrado ao longos dos últimos meses.

 

A  #TuPOdes, Visita Portugal é "mais do que uma campanha, é uma mensagem emotiva dedicada a Portugal e aos portugueses por quem nos visita, se apaixona pelo país e sonha cá voltar", explica o Turismo de Portugal. A Lusa citando o comunicado, que não tivemos acesso, diz que "esta mensagem é materializada num filme, com a duração de 02:40 segundos, protagonizado por turistas de várias nacionalidades que desde Londres, Nova Iorque, Paris, Madrid e Rio de Janeiro, interpretam em português e com os seus sotaques, um dos grandes clássicos mundiais, 'Only You', dos The Platters, que assim é cantado pela primeira vez em português".

"Os personagens do filme simbolizam os turistas internacionais", explica o Turismo de Portugal. A campanha arranca dia 16 de Junho e "representa um investimento de dois milhões de euros".

Queremos salientar que a Assessoria de Imprensa do Turismo de Portugal não convidou o Jornal O Turismo PT para a apresentação da campanha.

Mídia

Turismo de Portugal

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways