Lisboa a segunda cidade favorita para a realização de congressos internacionais

por: Zita Ferreira Braga

Lisboa conquistou o 2.º lugar do ranking mundial da ICCA (International Congress & Convention Association) que anualmente classifica as cidades de todo o Mundo em termos de realização de congressos associativos internacionais.


Em 2019, Lisboa teve uma subida surpreendente passando a uma posição nunca antes alcançada.

Com 187 eventos considerados pela ICCA, Lisboa ultrapassou destinos como Berlim, Viena, Singapura ou Madrid, num ranking liderado por Paris.

A maioria realizou-se em instituições universitárias (mais de 70). Seguiram-se os hotéis (mais de 50), fundações e outras instituições culturais (cerca de 30) e o Centro de Congressos (mais de 20).
Estes dados são indicativos da diversidade de opções que o destino tem para oferecer, para e com os quais o Turismo de Lisboa / Lisboa Convention Bureau trabalha no seu dia-a-dia.

A propósito desta distinção, Paula Oliveira, directora-executiva da Associação Turismo de Lisboa afirma que “esta conquista é resultado do sucesso da estratégia que implementámos ao longo dos anos. Este 2.º lugar vai reforçar a visibilidade internacional de Lisboa e não podia ter chegado em melhor altura para nos ajudar na retoma da actividade tão prejudicada pela crise da pandemia.”


Lisboa é o principal destino nacional no segmento do Turismo de Negócios, com condições particularmente vantajosas no que diz respeito relação qualidade/preço dos serviços turísticos e a experiência no acolhimento de eventos da mais diversa natureza.

Para que tal  continue a acontecer e para que este segmento continue a ser desenvolvido, durante e pós a retoma, “é crucial que possam ser tomadas medidas que assegurem a competitividade do turismo da Região de Lisboa, um sector com elevado impacto socioeconómico”. Seria importante, por exemplo, que o IVA deste produto turístico fosse dedutível, tal como já o é em Espanha.


Outra medida, igualmente importante para a competitividade da capital portuguesa a nível mundial, seria a possibilidade de alteração do actual regulamento do Programa de apoio à Captação e realização de Congressos, Eventos Corporativos e Associativos que, na sua matriz, discrimina Lisboa face a outros destinos nacionais.

Lisboa tudo fará para se manter no top deste importante ranking mundial.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade