Solférias propõe uma ida a São Tomé com a TAP a partir de €843

por: Zita Ferreira Braga
Solférias propõe uma ida a São Tomé com a TAP a partir de €843
Divulgação

Com um período de reserva e também de estadia até 31 de Outubro de 2021, com partidas ao domingo, terça, quinta e sábado em voos da TAP.

 

São Tomé e Príncipe está localizado no Golfo da Guiné, mesmo junto à linha do Equador, beneficiando de um clima equatorial, quente e húmido, com temperaturas médias anuais que variam entre os 22°C e os 30°C.

A cidade de São Tomé, fundada em 1485 pelos portugueses, tem ainda vários monumentos como a catedral do século XVI, o Forte São Sebastião, construído em 1575, o Museu Nacional e o Palácio Presidencial, que revelam a presença portuguesa na cidade.

 Mas saindo um pouco da cidade não é preciso muito, há para visitara Roça Monte Café, a Roça Agostinho Neto, a Baía Azul, o Jardim Botânico e Anambó.

São lugares onde vive a autenticidade, uma língua e uma história comum.

Num ambiente descontraído, em São Tomé, sente-se no ar a força da natureza selvagem, onde abundam os coqueiros, juntamente com os doces aromas do cacau e do café.

No espírito ficam as antigas roças exploradas por portugueses do período colonial. Embora muitas ainda estejam por recuperar, tendo sido absorvidas pela selva, tem vindo a ser feito um trabalho de recuperação deste património, dando-lhe uma nova vida.

    O Ilhéu das Rolas a sul da Ilha de São Tomé, conta com a particularidade de ser atravessado pela Linha do Equador, o acesso ao ilhéu realiza-se unicamente de barco, a partir de Porto Alegre.
É obrigatória a visita e uma foto para as redes sociais no marco geodésico que assinala a linha do Equador.

 A Ilha do Príncipe, reserva da Biosfera, é a menor ilha do arquipélago de São Tomé e Príncipe. Não deixe de descobrir a praia Banana, o miradouro da roça Belo Monte e a praia Évora.

 A gastronomia foi construída a partir dos produtos disponíveis na região, embora tenha alguma influência da cozinha portuguesa.
Aqui, o peixe e o marisco são sempre frescos e saborosos e a abundância de vegetais e frutos acompanham estes pratos. A banana é um fruto muito popular e é preparada de várias formas: cozida, frita ou assada.

 O calulu é um prato tradicional semelhante a uma sopa, confeccionado com peixe seco ou carne, e servido com puré de banana ou arroz cozido.


 Dos produtos agrícolas produzidos actualmente em São Tomé destaca-se o cacau, que dá origem a um chocolate único. Também a baunilha, destinada a aromatizar a vida, é produzida em São Tomé.

 Em São Tomé, embora não exista riqueza, a vida parece fácil, os sorrisos iluminam os rostos das crianças, a natureza fornece a alimentação, a paisagem é avassaladora e as praias desertas e deslumbrantes.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways