Parques de Sintra recebe mais uma vez o World Travel Award.

por: Zita Ferreira Braga

Parques de Sintra recebe pela sétima vez o World Travel Award  para “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”

 

World Travel Awards são considerados os “Óscares do Turismo”, prémio que a Parques de Sintra vence desde 2013.

A Parques de Sintra venceu, pelo sétimo ano consecutivo, o World Travel Award de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”.

Numa cerimónia que decorreu a 28 de Novembro, na Royal Opera House de Mascate, em Omã, e que contou com todos os concorrentes, a “empresa portuguesa voltou a ser distinguida com o prémio que reconhece a eficácia da sua gestão dos valores patrimoniais que lhe foram confiados”.

Convém não esquecer que a Parques de Sintra foi mais uma vez a única entidade europeia nomeada nesta categoria.

Considerados internacionalmente os “óscares do turismo”, os World Travel Awards têm como objectivo “reconhecer, premiar e celebrar a excelência em todos os sectores do turismo.”

 Os prémios representam uma das distinções mais importantes que as empresas deste ramo podem receber, sendo a marca reconhecida globalmente como selo de qualidade.
A votação cabe ao público em geral e ainda a profissionais do Turismo, “constituindo a cerimónia de entrega dos galardões um evento que reúne os representantes mais significativos do sector.”

Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, sublinha a relevância de mais esta conquista: “É uma honra recebermos este prémio pelo sétimo ano consecutivo, pois reafirma o reconhecimento internacional da excelência do trabalho que os colaboradores da empresa realizam diariamente, no âmbito da conservação, da recuperação e do restauro dos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra. Esta nova distinção constitui um importante estímulo para continuarmos a levar a cabo a nossa missão com o padrão de exigência que nos tem permitido alcançar estes e outros reputados galardões. Por outro lado, motiva-nos a partilhar o know-how que vimos adquirindo, nomeadamente com a comunidade científica, desenvolvendo sinergias que nos permitam alcançar novos conhecimentos e ultrapassar os desafios que a gestão do valioso património que temos a nosso cargo coloca. Esta será uma forte aposta num futuro próximo.


Do trabalho de conservação e restauro levado a cabo pela Parques de Sintra, há que salientar o “projecto de recuperação do Convento dos Capuchos, que será disponibilizado ao público em 2020.

Este projecto que está a decorrer tem como objectivo a “recuperação do conjunto edificado e abrange todos os elementos construídos e decorativos do monumento”.

Acrescente-se que qualquer intervenção tem como finalidade, “a criação de novas valências, com o objectivo de potenciar a experiência da visita.”  


A Parques de Sintra é uma empresa de capitais exclusivamente públicos que não recorre ao Orçamento de Estado. O património sob sua gestão é mantido, recuperado e colocado à disposição do público com base apenas nas receitas geradas nas suas bilheteiras, cafetarias, lojas e por via do aluguer de espaços. À sua guarda estão: o Parque e Palácio Nacional da Pena; os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz; o Chalet da Condessa d’Edla; o Castelo dos Mouros; o Palácio e Jardins de Monserrate; o Convento dos Capuchos e a Escola Portuguesa de Arte Equestre. Em 2019, estes monumentos e parques já receberam mais de três milhões de visitas.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade