Culinária mais saudável, um projecto de 12 chefs portugueses

por: Zita Ferreira Braga

Doze chefs portugueses propõem-se criar uma tradição culinária sustentável e mais saudável

 


Uma Tradição de Comida Saudável” é o novo projecto da Fundação Professor Fernando de Pádua, que conta com a ajuda de doze chefes portugueses, e tem como objectivo sensibilizar os portugueses para a adopção de estilos alimentares saudáveis.

A apresentação do projecto terá lugar a  04 de Dezembro, em Lisboa.

“São 12 meses, com 12 receitas realizadas por 12 chefes diferentes, que dividem a hora da confecção com um médico cardiologista”.


Cada uma das criações será confecionada com produtos mais saudáveis promovendo estratégias para se eliminar as tradições alimentares que nos são mais prejudiciais à saúde.


Nas diversas receitas, “o sal é um dos ingredientes mais combatido”. Os chefes vão mostrar como é fácil substituí-lo por outra erva aromática ou especiaria, mantendo o bom sabor da tradição.

Ensinar as pessoas a comer é uma das preocupações da Fundação Prof. Fernando de Pádua (FPFP), uma IPSS cujo desígnio estatutário é a “Promoção da Saúde para uma Melhor Qualidade de Vida”.


O número de pessoas obesas em Portugal tem crescido de ano para ano. Só no ano passado, os valores mostravam que 60% da população portuguesa vive com excesso de peso. E este número torna-se ainda mais preocupante quando parte dos valores é referente a crianças.

Como forma de contribuir para a inversão desta tendência epidemiológica, e de alertar os portugueses para as vantagens da Dieta Mediterrânica e dos cuidados diários com a alimentação, a Fundação Prof. Fernando Pádua criou o projeto Uma Tradição de Comida Saudável para contribuir para a crescente adopção de estilos alimentares saudáveis e sustentáveis.

A Conferência de Imprensa do projecto realiza-se pelas 15:00, do dia 04 de Dezembro, na Rua Luciano Cordeiro n.º74, Lisboa, endereço do Restaurante Puro by Chef António Amorim, um dos chefes do projecto.


Desde já podemos confirmar a presença na conferência de outros dos chefes que aceitaram o desafio da Fundação, os Chefs Alexandre Silva (Restaurante Loco), Bertílio Gomes (Restaurante Chapitô à Mesa), José Júlio Vintém (Restaurantes Tomba Lobos e Picamiolos), e também Cátia Goarmon (“Tia Cátia” do canal 24 Kitchen), Isabel Zibaia Rafael (Blog Cinco Quartos de Laranja) e Nuno Queiroz Ribeiro (Chefe Promotor da Dieta Mediterrânica DGS-OMS).

O evento vai contar com a presença dos actores Isabel Medina, Marlene Barreto, Miguel Linares, Diogo Faria e André Mascarenhas Barreto.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade