No Casa e Cozinha os Chefs Vitor Adão e Cláudio Pontes revelam diferentes abordagens da gastronomia

por: António Manuel Teixeira
No Casa e Cozinha os Chefs Vitor Adão e Cláudio Pontes revelam diferentes abordagens da gastronomia
Casa e Cozinha

“Raízes”, a primeira série documental do canal Casa e Cozinha, é uma jornada por um Portugal autêntico e rico em sabores, cultura, paisagens e tradições, revelando o percurso dos Chefs Vitor Adão e Claudio Pontes.

.Nesta série documental filmada com "qualidade cinematográfica e produzida pela Casa de Conteúdos, viajamos com cada um dos Chefs às suas origens", refere o canal em comunicado de imprensa.

O Chef Vítor Adão conduz-nos até Trás-os-Montes e, na companhia do Chef Cláudio Pontes, viajamos até aos Açores para descobrir o impacto das raízes na sua cozinha, mostrando a forma como o passado deixa marcas em cada prato que cria.

Ao longo de dois episódios de cinquenta minutos que "assumem como cenários o restaurante e a natureza, ficamos a conhecer histórias reais dos protagonistas, revelando diferentes abordagens ao tema da gastronomia e presenteando-nos com uma série de viagens inesquecíveis a alguns dos locais mais bonitos e ainda desconhecidos de Portugal", explica em nota de imprensa. Salientanto que cada episódio é "um mergulho no universo e na mente de um Chef, temperado com emoções, segredos e revelações".

Em comum os Chefs Vítor Adão e Cláudio Pontes têm o apego às suas “raízes”, "palavra que aqui assume uma dupla conotação: por um lado, a ligação às origens, ao local onde cresceram, aos sabores da infância, por outro, uma ligação profunda às raízes dos alimentos", explica o Casa e Cozinha. São Chefs para quem a mise-en-place começa na "natureza e não na cozinha, que dispensam produtos formatados e preferem semear e colher, produzir, pescar, apanhar, conhecendo o percurso dos ingredientes desde a sua raiz", destaca.

Em “Raízes” o canal Casa e Cozinha pretende ainda "captar o universo familiar e profissional dos Chefs, apostando em imagens de elevada qualidade que enquadram as diferentes regiões, revelando segredos bem guardados e fugindo aos óbvios roteiros turísticos, o que torna esta minissérie num irrecusável convite à descoberta de cada região".

 

Chef Vítor Adão

Episódio 1 – 25 julho, 19:00

Cresceu na pequena aldeia de Carvela, perto de Chaves, no coração de Trás-os-Montes. Lembra-se das tainadas em torno de mesas cheias, no final dos dias de trabalho na terra, com pratos e copos sempre cheios. A comida - que os vizinhos e a família cultivavam, colhiam e depois comiam juntos - sempre foi sinónimo de partilha. E foi com os mais velhos que aprendeu a respeitar o produto. Vítor trabalhou desde criança como pastor, num contexto marcado pela pobreza. Deu a volta ao que parecia ser o destino e tornou-se um Chef de excepção, marcado pelas suas raízes gastronómicas. Começou com Rui Paula e foi Chef Executivo do grupo Sem Maneiras, até que decidiu criar o seu próprio projecto. No restaurante Plano, em Lisboa, cozinha exclusivamente no fogo, sem fogão, como fez desde pequeno. A sua cozinha mantém o respeito pela tradição, pela terra, pelos produtos e pela origem, conjugados com uma abordagem contemporânea e muito pessoal.

Chef Cláudio Pontes

Episódio 2 – 26 julho, 19:00

Açoriano de alma e coração, foi forçado a deixar a ilha durante a juventude, após ter perdido os pais de forma trágica. Cláudio Pontes nunca perdeu a ligação às raízes, nem mesmo durante a passagens por alguns dos restaurantes mais requintados de Lisboa e Cascais. Tem feito um trabalho incrível com os produtos das nove ilhas dos Açores. Esse trabalho valeu uma estrela Michelin para a sua equipa, no antigo Tavares Rico. Mais de vinte anos depois, voltou aos Açores e decidiu reforçar a marca das ilhas na sua alma e na sua cozinha. Não se limita a usar os produtos regionais. Envolve-se com a comunidade local, com os pequenos produtores, pescadores e mariscadores. Cláudio privilegia produtos que são desvalorizados, transformando-os em alta cozinha, de forma a criar pratos de grande impacto visual e emocional. Acompanhamos o mergulho de Cláudio Pontes na natureza, em busca de novos produtos e sabores para criar pratos de inspiração açoriana exclusivamente com ingredientes locais e, muitas vezes, improváveis.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade