Turismo do Algarve organiza visita virtual ao destino

por: Zita Ferreira Braga

Numa ação dirigida a agentes de turismo e jornalistas internacionais, o Turismo do Algarve organiza visita virtual ao destino


Pensando uma estadia de cinco dias na região, os intervenientes têm acesso a um programa de actividades que os guiará num conjunto de experiências diversas sobre a oferta do destino, de Aljezur a Alcoutim.


Com a supensão das chamadas “fam trips” ou visitas de familiarização, iniciativas que tinham como objectivo dar a conhecer a  região junto de agentes turísticos ou jornalistas internacionais, a Associação Turismo do Algarve apresenta agora uma alternativa disponibilizando uma visita virtual à região através do seu website (www.algarvepromotion.pt).


Numa estadia simulada com a duração de cinco de cinco dias na região, “esta nova ferramenta apresenta aos visitantes um intenso programa de actividades que lhes permitirá, em cada dia, descobrir uma área específica do Algarve, do barlavento ao sotavento.

 À semelhança de um programa convencional, a visita virtual apresenta um itinerário, definindo horários e distâncias entre os diferentes locais a visitar, de forma a proporcionar uma perceção o mais próxima possível da realidade.

A diversidade das sugestões apresentadas reflectem a riqueza da oferta do destino, “indo ao encontro de diferentes tipos de motivações”.

Conhecer as praias e os vários cenários naturais da região, imergir no ambiente da serra algarvia, trilhar a Via Algarviana de bicicleta ou através de percursos pedestres, ter aulas de golfe, descobrir a gastronomia e os vinhos locais, ou conhecer os parques temáticos, os mercados e pontos de interesse histórico do Algarve são apenas algumas das sugestões deste passeio virtual pela provincia algarvia.

Ao longo desta jornada virtual, os participantes terão a oportunidade de explorar diversos conteúdos, informativos e inspiracionais, em relação a cada uma das sugestões do programa: desde a visualização de fotografias, à consulta de guias e brochuras, listas de hotéis e restaurantes, e até de livros de receitas para aqueles que se quiserem aventurar na confeção de alguns dos mais típicos pratos da gastronomia algarvia.

Estes conteúdos podem ser acedidos, de forma gratuita, através do site da Associação Turismo do Algarve, estando neste momento disponíveis em inglês. Para breve está ainda prevista a inclusão de informação em novos formatos, como vídeo.


O objectivo desta iniciativa passa por continuar a alimentar a proximidade e o interesse que os agentes do setor e os media internacionais mantêm pelo Algarve e, de certa forma, por lhes aguçar a vontade de, num futuro próximo, poderem experienciar ao vivo tudo aquilo que já conhecem virtualmente”, explica João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve. “Tal como fazemos quando recebemos estes profissionais na região, procuramos que a tónica da visita incida em experiências autênticas, onde haja oportunidade de conhecer e interagir com a vida local, e valorizando a componente da sustentabilidade, que cada vez está mais presente no turismo deste destino. Com propostas que abrangem todo o Algarve, de Aljezur a Alcoutim, pretendemos que esta ação seja mais um contributo para consolidar internacionalmente a perceção da qualidade diferenciada da oferta da região”, afirma.a terminar


E porque as sugestões de tudo o que há para fazer no destino não se esgotam em cinco dias, esta visita virtual deixa ainda um conjunto de outras ideias de locais a não perder, inspirando motivações para uma próxima viagem.

 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade