Cinco novas tendências de turismo em Portugal post Covid-19

por: Zita Ferreira Braga

A situação criada pela Covid-19 criou uma dúvida e receio nos portugueses sobre que destino e como ir de férias.Certezas são poucas mas uma vence, nunca mais serão do mesmo género.



Novas tendências irão surgir e chegou a altura de os operadores turísticos reinventarem os seus destinos e as suas propostas

Partindo do princípio que essa alteração comportamental vai acontecer a nível nacional, a Indie Campers aponta soluções para cinco novas tendências de viajar:


Uma vez que as viagens internacionais estão de momento interditas por terra e pelo ar haverá uma tendência para o turismo interno.
Deste modo, a Costa Alentejana, o Vale do Oeste poderão vir a beneficiar desta condicionante que uma pandemia criou.

Por outro lado o conceito de isolamento, o conceito de privacidade aprendido de forma forçada mas que por vezes se torna agradável afastará os turistas de bares, festivais, discotecas, enfim espaços lotados.

Não será estranho que o Turismo de Natureza venha a assumir uma posição preponderante nesta fase post pandemia. Depois do isolamento a que foram obrigados os portugueses necessitam contacto com a Natureza.

O conceito de micro-férias será também previsivelmente cada vez mais comum.
Perante a impossibilidade em efectuar viagens de longo curso, viagens, mais próximas de casa, serão a grande escolha ao longo do ano.


Deste modo o conceito de road trip irá surgir como a melhor opção, junto de franjas variadas da população, na medida em que facilita de forma significativa as quatro tendências atrás referidas. “De carro, mota, autocaravana ou outros meios, a propensão para partir à descoberta do país com autonomia e flexibilidade máximas tenderá a aumentar no período pós-levantamento das restrições”.


Hugo Oliveira, CEO da Indie Campers, salienta a importância de “perceber e antecipar mudanças nos comportamentos dos viajantes”, bem como é necessário que todas as empresas se preparem para essas alterações. “Por um lado, sabemos que temos um produto de qualidade com uma forte componente de flexibilidade, capaz de se adaptar às novas necessidades da generalidade dos viajantes. No entanto, entre as viagens realizadas connosco em Portugal no ano passado, 80% foram protagonizadas por turistas estrangeiros que, na sua esmagadora maioria, chegaram até nós de avião. O grande desafio das empresas turísticas nacionais será o de dar a entender aos Portugueses que uma road trip será de facto a melhor forma de viajar em 2020, de uma forma higiénica, segura e ecológica, mantendo vivo o espírito de aventura e descoberta.”

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways