Peregrinação do Migrante e do Refugiado, a Fátima, será celebrada por um americano e um brasileiro

por: António Manuel Teixeira
Peregrinação do Migrante e do Refugiado, a Fátima, será celebrada por um americano e um brasileiro
O Turismo.PT

A Peregrinação do Migrante e do Refugiado ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de Agosto, será presidida pelos bispos de Fall River, Estados Unidos da América e o brasileiro Edgar Moreira da Cunha.

A peregrinação, que tradicionalmente leva à Cova da Iria muitos emigrantes e comunidades, assinala os 50 anos da Semana Nacional de Migrações e os 60 anos da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM).

Estes aniversários suscitam "um conjunto de sentimentos e bons propósitos: sentimentos de acção de graças ao Senhor por estes abençoados e fecundos anos, cheios de vitalidade; sentimentos de gratidão a quantos serviram e servem dedicadamente esta obra", segundo uma mensagem da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana (CEPSMH), hoje citada pela agência Ecclesia, noticiada pela Lusa.

A realidade "é muito diversa da de então: os emigrantes da década 60 e 70 do século passado estão, em regra, bem integrados nos países para onde emigraram, assim como os seus descendentes; os novos emigrantes neste milénio apresentam-se como uma geração com maior grau de instrução e profissionalmente mais preparados", reconhece a nota.

A CEPSMH alerta, no entanto, que "o número de imigrantes a chegarem a Portugal aumenta todos os dias, com os desafios que isso acarreta". "A realidade dos refugiados e do tráfego humano, que chegam à Europa, entra-nos pelos olhos e pelo coração adentro", acrescenta.

Os dias 12 e 13 de Agosto recebem a terceira grande peregrinação do ano ao Santuário de Fátima, depois de Maio e 10 de Junho (Peregrinação das Crianças). Nos dias 12 e 13 de Outubro, realiza-se a última peregrinação aniversária do ano à Cova da Iria, as cerimónias serão presididas pelo bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade