Beira Baixa lança agenda digital para atrair turistas à região na Páscoa

por: Tomás Ribeiro da Silva

Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, estreiam-se juntos numa iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e apresentam programação cultural pascal.

Esta parceria dos municípios vai realizar Cantos da encomendação das almas, procissões, compassos, vigílias, mesas fartas e muito mais. Nunca houve tanta facilidade em explorar as tradições pascais, as maravilhas maravilhas gastronómicas e os roteiros desta região pois basta ir ao site da Beira Baixa e descarregar a agenda que vem inovar e que promete ser o braço direito de todos os turistas nesta Páscoa.

Todos os anos durante a época das celebrações da Quaresma na Beira Baixa, centenas de pessoas deslocam-se à região, e como tal, por todo o lado multiplicam-se as procissões, encomendação das almas, vias sacras, entre muitas outras iniciativas. Não existe um número certo do número de celebrações, mas acredita-se que são mais de 200 tradições quaresmais e pascais, muitas delas absolutamente únicas no país. Esta é uma altura do ano em que os residentes dos seis municípios que compõem a CIMBB reencontram-se e ao mesmo tempo os turistas aproveitam para visitar a Beira Baixa, imbuídos pelo espírito e o ambiente do ciclo quaresmal.

Este ano, as celebrações da Ressurreição do Senhor regressam em grande força, sendo que muitas delas estavam em lista de espera por causa da Covid-19. Essas celebrações que estavam paradas voltam respeitando as atuais medidas de saúde pública vigentes.

 

A Agenda das celebrações de Páscoa na Beira Baixa vai-se constituir pelo seguinte:

16 de Abril | Sábado Aleluia, Idanha-a-Nova

Na noite de Sábado de Aleluia, no final da Missa, um mar de gente enche o amplo adro para ouvir à porta da casa paroquial, as adufeiras cantarem as Alvíssaras, ao ritmo dos míticos e arcaicos adufes, após ter regressado de percorrer as ruas da Vila em animado e ruidoso cortejo ao som da Filarmónica Idanhense, dos apitos e dos chocalhos, anunciando a Ressurreição de Cristo. É conhecida pelos populares pela Festa dos Apitos!

16 de Abril | Vigília Pascal e Mercadinho da Páscoa, Castelo Branco

No dia 16 pelas 22:00 decorre a Vigília Pascal, na Sé CoCatedral. Ainda neste fim-de-semana, de 15 a 17 de Abril, será possível visitar o Mercadinho da Páscoa e deliciar os sabores da Páscoa! É aqui que se pode provar o famoso bolo da Páscoa (ou bolo finto)!

18 de Abril | Romaria da Nossa Senhora do Incenso

A Nossa Senhora do Incenso é a Santinha padroeira de Penamacor, sendo a romaria sempre celebrada na Segunda-Feira a seguir à Páscoa, dia do feriado municipal.

 

Depois da Páscoa

23 e 24 de Abril | Proença-a-Nova

Logo no fim-de-semana depois da Páscoa, em Proença-a-Nova, acontece uma das mais típicas romarias na região – a Festa de São Gens. O povo crê que São Gens tem o poder de restituir o apetite às pessoas que o perderam e não conseguem comer. Quando alguém se encontra nesse estado costumam dizer-lhe: “Promete umas migas a S. Gens”. Então prometem-se esmolas em pão aos pobres e vão lá distribuí-las no dia da Festa que é no Domingo de Pascoela. Ainda hoje essas promessas são cumpridas.

1 de Maio | Oleiros

Em Oleiros será possível participar na Procissão dos Caminhos de Senhor, a mais conhecida romaria do concelho e uma das maiores da Beira Baixa. Realiza-se Segunda-Feira do Espírito Santo (50 dias após a da Páscoa), dia 1 de Maio, num belo e amplo santuário no sopé da serra d'Opa, a cerca de 1,5 km da aldeia do Vale da Senhora da Póvoa. O arraial decorre entre Sábado e Segunda-Feira.

20, 21 e 22 Maio | Festa das Ladainhas, Vila Velha de Ródão

Já no final do mês de Maio decorre a Festa das Ladainhas em Gardete, Riscada e Silveira, celebração parecida com a Via Sacra que tem lugar no sossego das noites frias em tempo quaresmal.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade