Festa dos Tabuleiros de Tomar também celebrada pelo Hotel dos Templários

por: Zita Ferreira Braga
Festa dos Tabuleiros de Tomar também celebrada pelo Hotel dos Templários
Carlos Piedade Silva

A Festa dos Tabuleiros de Tomar, “única no mundo” e que se realiza apenas de quatro em quatro anos, decorre este ano de 29 de Junho a 08 de Julho.


Localizado em pleno centro histórico de Tomar, o Hotel dos Templários também se junta às celebrações da Festa dos Tabuleiros, considerada a festa mais importante da cidade e uma das maiores e mais antigas do país.

Conhecida também como Festa do Espírito Santo, esta celebração integra “diversas cerimónias tradicionais como o Cortejo das Coroas, o Cortejo dos Rapazes, o Cortejo do Mordomo, os Cortejos Parciais e os Jogos Populares”.

Mas o ponto alto das cerimónias e o momento mais aguardado é o Desfile ou Procissão dos Tabuleiros.
Esta Procissão, que percorre as ruas de Tomar por cinco km “num ambiente fascinante repleto de cores”, representa as freguesias do concelho.

Tradicionalmente, o tabuleiro de cada freguesia é transportado por uma jovem vestida de branco, com a altura da mesma.
“É decorado com flores de papel colorido, espigas de trigo e 30 pães inseridos em canas que saem de um cesto de vime, envolvido por um pano branco bordado. No topo do tabuleiro encontra-se a Cruz de Cristo ou a Pomba do Espírito Santo.”

De forma a valorizar todo o trabalho e dedicação do povo de Tomar a esta festa diferente e de grande beleza, o Hotel dos Templários construiu um tabuleiro com 5,3 metros de altura, decorado de acordo com as directrizes tradicionais. “Colocado no centro do lago do Hotel, o tabuleiro espelha a generosidade do povo nabantino e convida os visitantes a experienciar a verdadeira essência desta grande comemoração. É também o ponto de partida de alguns cortejos parciais que se realizam nos dias que antecedem o dia principal da Festa, domingo.”

No Hotel dos Templários, “os hóspedes poderão vivenciar a Festa dos Tabuleiros em todo o seu esplendor, enquanto usufruem de uma agradável estadia e desfrutam das tradicionais iguarias gastronómicas da região.” Debruçado sobre o Rio Nabão, com os seus encantadores jardins e esplanadas, “o Hotel dos Templários revela-se o local ideal para a celebração de uma das festas que atrai mais visitantes a Portugal, a majestosa Festa dos Tabuleiros de Tomar.”

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways