Santa Cruz Ocean Spirit recebe 400 atletas de vinte países

por: Joana Quintas
Santa Cruz Ocean Spirit recebe 400 atletas de vinte países
CM Torres Vedras

O Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas regressa a Santa Cruz, de 19 a 28 de Julho. Os desportos de ondas continuam a ser a âncora do festival na Aldeia Neptuno.

Na apresentação da 16ª edição do evento, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras destacou a importância do evento, como sendo "cada vez mais uma afirmação do território, como um destino de desportos de ondas".

Sobre o Eurosurf Junior, o presidente da Federação Portuguesa de Surf e membro do Comité Executivo da European Surfing Federation, João Aranha, adiantou que este campeonato “trará um recorde de 18 selecções” com cerca de 200 atletas.

O calendário desportivo do evento não se esgota nesta “prova rainha”. José Costa, da Associação Sealand Santa Cruz, apresentou as seguintes provas desportivas, a segunda etapa do circuito Nacional de Skimboard, com uma previsão de 50 atletas, no dia 19 de Julho, e o Internacional de Skimboard, que irá realizar-se no fim de semana de 20 e 21 de Julho, com cerca de 90 atletas, oriundos de cerca de cinco países naquela que é “considerada a prova com maior impacto deste lado do atlântico”, referiu.

Paulo Serra, da área da atividade física da autarquia, apresentou as restantes provas que integram o evento. O dia 27 ou 28 de Julho, mediante as condições do mar, ficará marcado pela quarta etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf, com 40 atletas nacionais e, ainda contará com o Santa Cruz Pro Júnior, nos mesmos dias, onde são esperados 64 atletas. No total, o Santa Cruz Ocean Spirit, irá receber cerca de 440 atletas, de 20 nacionalidades.

Na parte desportiva, mas não-competitiva, ocorrerá a actividade de surf adaptado, no dia 26 de Julho, com uma demonstração e experimentação de surf para pessoas com deficiência. No mesmo dia, irá realizar-se o Boogie Chicks, um workshop com experiências de bodyboard para raparigas e mulheres com treinadores especializados.

Paralelamente, o evento apresenta uma componente de experimentação e formação, com happy-hours de experimentação de kayaksurf e SUP na piscina, de 20 a 28 de Julho, as aulas sunset de yoga, postura e alongamentos, em parceria com ginásios locais, de 22 a 26 de Julho e uma funzone com atividades desportivas e lúdicas de praia, de 20 a 28 de Julho. Para além disso, haverá acções de sensibilização e formação sobre socorro e salvamento, designado por “Salva e Salva-te”, no dia 25 de Julho, em parceria com os Bombeiros Voluntários e a Proteção Civil de Torres Vedras.

A sensibilização ambiental continua a ser uma das prioridades do evento, que conta com uma tenda pedagógica dos serviços educativos do município de Torres Vedras, com a parceria das Águas do Tejo Atlântico e a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways