Liga Meo Surf: Tomás Fernandes e Guilherme Ribeiro lutam pela liderança, nos Açores

por: António Manuel Teixeira
Liga Meo Surf: Tomás Fernandes e Guilherme Ribeiro lutam pela liderança, nos Açores
Jorge Matreno/ANSurfistas

O Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf, no qual os melhores surfistas nacionais regressam às ondas da Praia de Santa Bárbara, junto ao Santa Bárbara Eco Beach Resort.

Com Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot a chegarem aos Açores na liderança dos respectivos rankings e, consequentemente, como detentores das licras amarelas Go Chill, esta etapa, que acontece de 21 a 23 de Junho, poderá ser decisiva para as contas finais dos títulos nacionais. Ambos os títulos vão estar em jogo no Allianz Ribeira Grande Pro e o dia final em São Miguel poderá coroar os campeões nacionais de forma antecipada.

1º Dia – Sequência de Prova (sujeito a alteração)
– Call: 07:00 no lado poente da Praia de Santa Bárbara
– Round 1 – Masculino (16 heats)

Com quatro títulos nacionais no currículo – o primeiro deles há precisamente 10 anos – Teresa Bonvalot está muito próxima de conseguir o quinto título nacional da carreira. Para Teresa conseguir repetir os feitos de 2014, 2015, 2020 e 2022, bastará alcançar o terceiro lugar, ou seja, chegar às meias-finais do Allianz Ribeira Grande Pro, uma vez que a principal perseguidora nestas contas, a campeã em título e actual número dois do ranking, Francisca Veselko, não vai competir nesta etapa.
 
Teresa Bonvalot, atual líder do ranking feminino
Vou aproveitar esta etapa também para ir a um local que gosto muito e onde tenho óptimas memórias. A última vez que fui campeã nacional, em 2022, foi, precisamente, nos Açores. Vou tentar aproveitar ao máximo estes três dias de competição, tentando colocar em prática tudo o que tenho feito até aqui. Vou colocar todo o meu surf e garra dentro de água, para elevar ao máximo o nível.”
 
No lado masculino as contas são mais complexas, mas Tomás Fernandes também poderá fazer a festa de forma antecipada, caso vença a etapa e Guilherme Ribeiro, actual número dois do ranking, não chegue à final. Mas há mais possibilidades que são factores de interesse adicional e que irão definir as contas finais.
 
Mas se as decisões dos títulos nacionais ainda são uma incógnita, a verdade é que esta etapapa irá definir com toda a certeza os campeões da Liga, uma vez que é a última das três paragens deste já histórico troféu. E se o ranking feminino é liderado também por Teresa Bonvalot, no masculino há empate entre Tomás Fernandes e Guilherme Fonseca. Algo que adiciona ainda mais expectativas.
 
Guilherme Ribeiro, actual vice-líder do ranking masculino
É uma etapa que define muita coisa no que toca ao título nacional, mas também no que diz respeito aos vencedores deste sub-troféu. Estas disputas dão uma emoção extra à etapa. Nesta prova, tal como nas outras, vou continuar a focar-me no meu surf e em tudo o que consigo controlar. O cenário perfeito seria sair vencedor da etapa", e também do mini circuito.

Etapas da Liga Nacional de Surf na Ribeira Grande – Curiosidades
- Sete surfistas diferentes venceram a etapa;
- Frederico Morais é o único surfista repetente com duas vitórias (2009 e 2022);
- Os restante campeões masculinos na Ribeira Grande são Eduardo Fernandes (2008) e Joaquim Chaves (2023);
- No caso das senhoras, não existem repetições de vitórias, com a lista de vencedoras a ser composta por Carina Duarte (2008), Maria Abecasis (2009), Teresa Bonvalot (2022) e Francisca Veselko (2023):
 
Durante o primeiro dia, a iniciativa Amar o Mar, irá contar com a participação de cerca de 50 crianças das escolas do concelho da Ribeira Grande em dinâmicas a favor da sustentabilidade e da protecção dos oceanos.
 
O Grupo Jerónimo Martins, assumiu compromissos com o objectivo de combater a poluição por plástico: entre eles assegurar que, até 2025, 100% das suas embalagens de Marca Própria são reutilizáveis ou recicláveis, e que é incorporado 25% de conteúdo reciclado nas embalagens de plástico sob sua responsabilidade.
 
Os melhores surfistas nacionais vão também disputar vários prémios paralelos: Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round três), Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e o Ribeira Grande Best Surfer (melhores surfistas locais).
 
Agenda Allianz Ribeira Grande Pro (sujeito a alterações)
 
1º dia – Sexta-feira, 21 de Junho
07:00 – Call primeiro dia de competição com início do round 1 masculino
09:30 – Sessões pedagógicas “Amar o Mar” – Jerónimo Martins
 
2º dia – Sábado, 22 de Junho
08:00 – Call do segundo dia de competição
15:00 – Go Chill Expression Sessions
16:00 – Corona & Somersby Sunset Party
 
3º dia – Domingo, 23 de Junho
08:00 – Call terceiro dia de competição
14:00 – Finais da etapa
15:00 – Cerimónia de Entrega de Prémios

A nível televisivo, as provas podem ser acompanhado em directo na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, botão azul do comando MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways