Praia de Ribeira d’Ilhas está a postos para receber os melhores surfistas do país e o Equador

por: António Manuel Teixeira
Praia de Ribeira d’Ilhas está a postos para receber os melhores surfistas do país e o Equador
Jorge Matreno/ANSurfistas

O Allianz Ericeira Pro, terceira etapa da Liga MEO Surf, vai para a água esta sexta-feira, com a primeira chamada da terceira etapa na mítica praia de Ribeira d’Ilhas, Ericeira.

O Allianz Ericeira Pro tem início previsto para, precisamente, dois dias depois do 47.º aniversário da realização do primeiro Campeonato Nacional de Surf, que decorreu na Ericeira, a 24 de Maio de 1977, que foi vencido por João Moraes Rocha, após as finais se terem disputado em Ribeira d’Ilhas.  Só 10 anos depois é que as provas de surf regressaram à Ericeira, com o primeiro Torneio Ericeira, que foi vencido por Nick Uricchio, de origem norte americana e que se mantém a viver por cá. As etapas do Nacional de Surf apenas regressaram á mítica praia em 1992, com o local Tiago Oliveira a sair vencedor, totalizando-se 26 etapas nacionais realizadas na praia dos jagozes até aos dias de hoje, com a primeira prova no feminino a acontecer em 1995, com o triunfo de Marta Rafael, e 20 etapas femininas desde então.

Na edição deste ano, além de contar com a participação de três surfistas que estiveram a representar Portugal no arranque do circuito Challenger Series, que decide o acesso ao circuito mundial da World Surf League, como foram os casos de Guilherme Ribeiro, Teresa Bonvalot e Francisca Veselko, o Allianz Ericeira Pro conta ainda com a presença de vários talentos locais. Tomás Fernandes, actual líder do ranking masculino e a competir com a licra amarela, é um dos expoentes máximo do surf local e a ele juntam-se nomes como Martim Carrasco ou Henrique Pyrrait.

Etapas da Liga Nacional de Surf na Ericeira - Curiosidades
- 14 surfistas diferentes venceram a etapa da Ericeira;
- Tiago Pires é o surfista que mais se destaca, com cinco vitórias;
- Tomás Fernandes, actual líder do ranking, conta com duas vitórias, podendo aumentar a sua conta pessoa já neste fim de semana;
- A par de Tomás Fernandes, só mais três surfistas têm duas vitórias na Ericeira: Paulo Rodrigues, Justin Mujica, e Vasco Ribeiro.
- No lado feminino, Patrícia Lopes e Carolina Mendes dominam, com quatro vitórias cada uma;
- Seguem-se com três vitórias, Joana Rocha e Teresa Bonvalot, e com duas vitórias Camilla Kemp e Carina Duarte;
- Carolina Mendes poderá conseguir no domingo um histórico “penta”.

Martim Carrasco, surfista local e 20º lugar no ranking actual afirma: “A etapa acontece na onda de Ribeira d’Ilhas, que conheço muito bem e é uma onda na qual adoro competir. Embora as previsões apontem para mar pequeno, que não é o meu forte, estou pronto para dar o meu melhor. Não parto com expectativas demasiado elevadas para a etapa, mas vou dar tudo.”

Henrique Pyrrait, surfista local e 61º lugar no ranking actual disse: Fico muito feliz de competir numa onda que já me deu muito e me ajudou muito na minha evolução como surfista. Como sabem, Ribeira d’Ilhas é a minha ‘casa’, uma vez que surfo quase todos os dias por lá, foi lá que aprendi a surfar. O meu objectivo: voltar a passar heats. Algo que não tem acontecido muito, mas a competição é assim mesmo. Ainda assim, espero voltar à fase man-on-man!

Francisco Morgado, Director da Liga MEO Surf refere: “No primeiro dia de prova vamos apanhar ainda o final de uma ondulação que chegou esta noite à nossa costa. Depois, para o último dia, temos estado a acompanhar uma ondulação de oeste que vai entrar no domingo e que esperamos que traga boas condições para as rondas finais. Estamos na altura das ondulações típicas de verão, mas vamos ter na água os melhores surfistas nacionais, que, seguramente, vão mostrar todo o potencial que têm”.  

1º Dia - Sequência de Prova (sujeito a alteração)
– Call: 07:00 na Praia de Ribeira d’Ilhas
– Fase de triagem – Masculino (4 heats)
– Round 1 – Masculino (16 heats)
– Round 1 – Feminino (6 heats)
09:30 – Sessões pedagógicas “Amar o Mar” – Jerónimo Martins

2º dia – Sábado, 25 de Maio
08:00 – Call do segundo dia de competição
15:00 – Go Chill Expression Sessions
16:00 – Corona & Somersby Sunset Party
21:00 – Perreo Surf Party no Tabuas Bar - Corona (Praia do Norte)

3º dia – Domingo, 26 de Maio
08:00 – Call terceiro dia de competição
14:00 – Finais do Allianz Ericeira Pro
15:00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Ericeira Pro
Fantasy Surfer – Façam as vossas apostas
– Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
– Prazo de constituição das equipas: 07:00 de 6ªfeira, 24 de Maio

A nível televisivo a prova pode ser acompanhado em directo na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, em www.ansurfistas.com e em @ansurfistas.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways