TUI Care Foundation: Maio Marinho – A iniciativa para recuperação de recifes corais pelo mundo

por: Inês Nunes
TUI Care Foundation: Maio Marinho – A iniciativa para recuperação de recifes corais pelo mundo
TUI Care Foundation

A TUI Care Foundation lançou, este mês, actividades para promover a conservação e reflorestação de ecossistemas marinhos na República Dominicana e em Bali

A TUI Care Foundation – organização do TUI Group, agência de viagens – promove projectos na área do turismo, e celebra, no presente mês de Maio, o ‘TUI Care Foundation's Marine May’, com o objectivo de salientar a importância da preservação dos oceanos. O TUI Sea the Change lançou, neste âmbito, várias actividades educativas acerca do tema, tendo em vista a salvaguarda da biodiversidade dos ecossistemas marinhos. Entre os projectos, destacam-se os programas para a recuperação de recifes de coral, ecossistemas que se encontram entre os mais diversos e produtivos do planeta.

Há factores humanos e práticas comuns que podem ter impacto no frágil equilíbrio dos habitats subaquáticos. As amarras dos barcos e as práticas de ancoragem incorrectas, assim como a sobrepesca e a poluição, culminam na deterioração dos recifes. Também a subida da temperatura das águas marinhas – que em muito se deve à acção humana – pode prejudicar os corais, ao causar o seu branqueamento. O fenómeno em questão é resultado de uma menor existência de algas, principal fonte de alimentação dos corais, que lhes conferem cor e os despojam de dióxido de carbono, gás nocivo.

A cidade costeira de Bávaro, na região de Punta Cana – destino de eleição para mais de quatro milhões de turistas por ano – é alvo de um dos projectos de preservação da natureza levados a cabo pelo TUI Sea the Change República Dominicana, que ambiciona proteger e reflorestar corais numa área marinha de 560 hectares, em parceria com a Bávaro Reef Ecological Foundation.

A experiência ‘Bávaro Snorkel Lover’ permitirá a 30 mil turistas contribuir para a 'jardinagem de corais' – que ajudará à restauração da população de ouriços-do-mar local. O programa inclui ainda snorkelling e workshops de sensibilização para a desflorestação marinha. A cidade dominicana terá também uma equipa de patrulha nas praias para evitar a caça furtiva de tartarugas e promover a continuação da espécie.

Em Bali, o Sea the Change, em parceria com a Livingseas Foundation, obteve já resultados. De 2021 a 2023, foram plantados quase 300m2 de corais, num recife que floresceu e deu lugar a um ecossistema biodiverso. A comunidade de Padangbai, cidade na costa de Bali, teve direito a formação em mergulho e conservação, para auxiliar a manutenção do ecossistema.

Há ainda, contudo, objectivos a alcançar. Pretende-se plantar uma extensão de dois mil metros quadrados, em trabalho conjunto com os defensores da sustentabilidade que o projecto anteriormente promovido criou. Além do mais, instalar-se-á um pontão flutuante para a plantação de recifes e workshops de sensibilização para os visitantes.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways