A solução da Michelin para descarbonizar o transporte marítimo

por: António Manuel Teixeira
A solução da Michelin para descarbonizar o transporte marítimo
Michelin

A Michelin está a implementar a sua estratégia “Michelin In Motion 2030”, baseada num desenvolvimento equilibrado entre Pessoas, Lucros e Planeta.

Num momento em que o comércio internacional em permanente crescimento, prevendo que os fluxos tripliquem até finais de 2050, a Organização Marítima Internacional (OMI) reviu, em Julho deste ano, a estratégia para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa provenientes do transporte marítimo.
Em particular, tal implica:

  • Uma maior ambição para alcançar objetivo de zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa em 2050
  • Pontos de controlo indicativos destinados a reduzir as emissões em, pelo menos, 20% querendo alcançar os 30% em 2030, e em, pelo menos, 70% ,com o objectivo de chegar a 80% em 2040, por comparação com os níveis de 2008.

Esta estratégia pretende conquistar novos mercados, desenvolvendo novas áreas de negócio de alto valor acrescentado em torno, e para além do pneu. Graças à sua solução de propulsão eólica, a WISAMO inscreve-se na plenitude na estratégia ambiental do grupo Michelin.

A solução da Michelin para descarbonizar o transporte marítimo

A WISAMO (Wing Sail Mobility) é uma iniciativa do grupo Michelin para contribuir para a descarbonização do transporte marítimo, melhorando a pegada ambiental dos navios mercantes, reduzindo o seu consumo de combustível e as suas emissões de gases com efeito de estufa, graças a uma inovadora solução de propulsão eólica.

Para cumprir esta ambição, a WISAMO está a desenvolver uma solução de "propulsão eólica que utiliza a força do vento para criar impulso e fazer avançar os navios", refere em comunicado. Com a forma de uma grande "vela inflável, pode ser utilizada como modo de propulsão principal ou em modo híbrido, aportando um impulso adicional ao do motor da embarcação".

A tecnologia WISAMO consta de três elementos-chave:

  • Um mastro telescópico retráctil que se monta e recolhe automaticamente
  • Uma vela fabricada com um tecido leve e resistente, que é inflado por meio de ventiladores, para adoptar uma forma de asa com um perfil simétrico
  • Um sistema de controlo automatizado, que gere as operações de montagem e de recolha da vela, optimizando a performance e garantindo a segurança, em função das condições meteorológicas

A superfície total da vela, uma vez içada, é "de 800 metros quadrados, e a instalação pode incluir de uma a seis asas, oferecendo uma superfície total de praticamente 5000 metros quadrados", dependendo da embarcação. Com uma "altura máxima de 60 metros, o mastro é totalmente retráctil, e pode ajustar-se para adaptar, a cada momento, a superfície da vela ás condições meteorológicas", sustenta a Michelin.

Vantagens da solução WISAMO

Adaptável a todo o tipo de navios mercantes, como por exemplo, ro-ro, graneleiros, porta-contentores, entre outros, a solução WISAMO foi concebida tanto para poder "reequipar facilmente embarcações, como para ser incorporada, enquanto equipamento de origem", no design de navios de nova construção.

Oferece três vantagens-clave:

Facilidade de utilização

  • O sistema é totalmente autónomo, para optimizar a performance e uma utilização com total segurança
  • Requere apenas uma formação mínima por parte da tripulação
  • O mastro telescópico adapta-se às limitações portuárias

Robustez

  • A inflação a baixa pressão, mediante ventiladores, protege os componentes contra o desgaste prematuro
  • Os ventiladores garantem que a vela pode continuar a exercer a sua função, inclusivamente no caso de um furo ou de um rasgão, ao manter a sua forma a baixa pressão

Rentabilidade

  • Em função do desenho da embarcação, da velocidade da rota, a redução estimada do consumo de combustível alcança até 20% no caso da adaptação como reequipamento, ou mesmo mais, nas embarcações de nova construção
  • Uma solução que cumpre os requisitos CII e EEXI da OMI
  • Ótima recuperação do investimento, graças à poupança obtida

 

Marcos determinantes

As equipas de I+D da Michelin na Suíça desenvolvem esta tecnologia desde 2020.

2021: É instalado o primeiro protótipo de vela de 100 metros quadrados no iate do navegador francês Michel Desjoyeaux, para testar a tecnologia e identificar as áreas a melhorar

2022: A equipo da WISAMO transfere-se para Nantes (França), para centrar-se no ecossistema do transporte marítimo. É assinado um acordo de colaboração com a Compagnie Maritime Nantaise

2023: É instalado um segundo protótipo de 100 m2 no navio de marinha mercante MN Pelicanl para ser testado em condições reais no Golfo da Biscaia, entre Pool (Reino Unido) e Bilbau (Espanha). Nesta ocasião, o sistema foi reforçado para resistir aos fortes ventos de inverno, com o objectivo de comprovar a sua robustez, o funcionamento da mecânica de içar e recolher da vela, e de testar o sistema num ambiente de transporte marítimo. O protótipo será desmontado em finais de 2023, o que marcará a conclusão da primeira fase de testes em condições reais.

Em finais de 2023, a equipa técnico transferir-se-á para Vannes, para desenvolver e montar os protótipos da vela com 800 metros quadrados de superfície à escala 1/1, um marco no plano de desenvolvimento técnico da WISAMO.

No início de 2024, as instalações da Michelin em Vannes serão reconvertidas para acolher as oficinas de montagem da primeira série de produção, e será colocada em marcha a industrialização em grande escala.

2025: Início dos testes em terra da asa à escala real – prova de conceito – e entrega da primeira série, prevista para 2026.

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