Gabriela Dinis sagrou-se campeã nacional Pro Júnior na praia do Mirante, em Santa Cruz, no passado domingo.
A surfista de 19 anos chegou às meias-finais no Projunior Santa Cruz, terceira e última etapa do Junior Tour que decorreu este fim-de-semana com ondas de 0,5m a 1m, conquistando o seu primeiro título nacional na categoria de Sub-20.
Em três etapas realizadas, Gabriela venceu as duas primeiras e terminou em terceiro lugar ex-aequo nesta última e decisiva prova para atribuição dos títulos nacionais masculino e feminino, tendo perdido nas meias-finais para Erica Máximo.
“Estou contente por me ter sagrado campeã nacional, era um dos objectivos para este ano”, afirmou Gabriela. “Este circuito de Sub-20 é uma óptima iniciativa da ANS porque, na verdade, muitos de nós deixamos de ser juniores Sub-18 e é importante termos um circuito entre a categoria júnior e a Open", salientou a vencedora.
A primeira etapa do circuito no Porto e Matosinhos "correu-me bastante bem, estavam boas ondas e consegui terminar em primeiro lugar. Em Viana do Castelo lembro-me que foram mais esquerdas e também consegui ganhar. Na de Santa Cruz não correu como queria, mas estou contente em ter-me sagrado campeã nacional", explicou.
A atleta partilhou que desde sempre que gosto muito de surfar "em Santa Cruz e foi aqui que me sagrei campeã nacional pela primeira vez em Sub-16". Logo trata-se de um local especial, mas com este troféu passou a ser, ainda, mais especial. A surfista concluiu afirmando que o campeonanto teve qualidade nas ondas, especificando que "foi melhor no sábado do que no domingo”.
Maria Dias foi a grande vencedora da etapa derrotando na final, Erica Máximo. A surfista da Costa de Caparica efetuou o score de 8.80 contra os 6.25 pontos da adversária.
"As anteriores estapas não me tinham corrido muito bem, mas desta vez consegui mostrar o meu surf naqueles 20 minutos. Consegui na final fazer duas ondas rapidamente e, como estava maré cheia e não vinham muitas ondas, consegui gerir o heat até ao final”, rematou.
Na categoria masculina, João Roque Pinho venceu na final o já consagrado bicampeão nacional, Martim Nunes, que conquistou o seu segundo título consecutivo da categoria no sábado. O vencedor da etapa realizou o score de 12.50 pontos superiorizando-se aos 10.90 pontos do adversário que cometeu uma interferência na derradeira bateria do evento.
“Estou muito contente com esta vitória, a minha primeira num campeonato com um nível mais importante”, afirmou o surfista de 18 anos. “Foi uma final dura, já sabia que ia ser porque o Martim nunca facilita o trabalho. Começámos a picar-nos no início até sairmos da zona de competição e depois voltámos". João Roque partilhou que consegiu "levar a melhor numa disputa numa onda que podia ser tanto uma esquerda como uma direita". Acabou por acontecer um choque entre os dois atletas, mas "ele acabou por fazer uma interferência". O surfista salienta que não deixou de cumprir o regulamento, o que para ele, não podia ser penalizado. Após ter conseguido gerir "o meu heat sabendo que ele tinha essa interferência e fui construindo os scores ao longo da final. Estou confiante no trabalho que tenho vindo a fazer e que começa a dar frutos. Agora é continuar a treinar que a época ainda não acabou”, salientou.
Resultados Projunior Santa Cruz:
Final masculina: João Roque Pinho 12,50 x Martim Nunes 10,90
Final feminina: Maria Dias 8,80 x Erica Máximo 6,25
Melhor onda masculina: Martim Nunes, 8,25 pontos
Melhor onda feminina: Gabriela Dinis, 7,00 pontos
Campeão nacional Pro Júnior masculino: Martim Nunes
Campeã nacional Pro Júnior feminina: Gabriela Dinis
Jornalista