Allianz Figueira Pro apresenta o quadro de competição

por: Vanessa Miranda
Allianz Figueira Pro apresenta o quadro de competição
OTurismo.PT

 Na próxima sexta-feira, dá-se início ao Allianz Figueira Pro, a 1.ª etapa da Liga MEO Surf 2023.

Começa na sexta-feira e decorre até domingo, na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz. A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e pode ser acompanhada em directo na Sport TV.

É neste cenário, que muitos surfistas portugueses entram com toda a garra na 1.ª divisão do surf nacional. Destaca-se o regresso às competições nacionais de Frederico Morais e do tetracampeão nacional Ruben Gonzalez.

Com o título nacional ainda fresco, de 2022, Guilherme Ribeiro traz mais emoção e expectativas à Liga MEO 2023. A competição centra-se nos surfistas mais experientes e na nova geração, que lutam e competem para alcançarem o pódio. Vasco Ribeiro defende o troféu do Allianz Figueira Pro.

Não obstante, o surf português feminino afirma-se na arena do surf nacional. O Allianz Figueira Pro é uma excelente oportunidade para admirar o trabalho das surfistas que carregam Portugal ao peito e o levam pelo mundo fora.

A actual campeã europeia da Worl Surf League, Yolanda Hopkins, mostra-se entusiasmada por surfar as ondas do Cabedelo, “Sempre gostei muito de surfar na Figueira da Foz. As ondas são boas e nunca desiludem. Já não compito há algum tempo nas provas nacionais e estou feliz por regressar à Liga MEO Surf. Estou a ter um grande início de ano com a vitória em Marrocos e o título europeu. No ano passado tive alguns problemas pessoais que não me deixaram dar o meu melhor. Fico muito feliz por fazer parte desta geração do surf nacional feminino. Quando estava a crescer não havia muitas mulheres a surfar ou para quem pudesse olhar como ídolo. Mas agora temos surfistas como a Teresa, a Francisca, entre outras, e as mais novas olham para elas. É muito importante termos essas pessoas que nos inspiram a alcançar os nossos objectivos.” 

Já a actual campeã em título Allianz Figueira Pro, Francisca Veselko, está de igual modo preparada para voltar a competir na Liga, “As minhas expectativas são boas e estou com vontade de regressar à competição na Liga MEO Surf. Pela previsão do mar parece que vamos ter boas direitas para fazermos boas manobras no Cabedelo e sinto-me motivada. Tenho dado continuidade ao meu trabalho e melhorado alguns aspetos no treino físico e na alimentação. A conquista do título mundial Júnior foi importante e deu um “boost” ainda maior na minha confiança e na força de acreditar. E se algum dia as coisas não correrem bem vou lembrar-me sempre disso. Acho incrível fazer parte desta geração e deste momento de ouro do surf feminino português. É óptimo poder competir contra estas surfistas, dar o meu melhor e evoluir. Ficamos sempre um pouco “picadas” e todas queremos dar o nosso melhor e ganhar. E estas provas são ótimas para treinarmos e prepararmo-nos para os desafios internacionais.”       

Os destaques do quadro de competição masculino são:

Round 1 – Heat 3: Frederico Morais x Jácome Correia x Vasco Veloso x Ruben Gonzalez

Round 1 – Heat 7: João Mendonça x Tiago Stock x Francisco Queimado x Ivo Cação

Round 1 – Heat 8: Guilherme Ribeiro x Diogo Martins x Francisco Alves x Trialista a indicar

Os destaques do quadro de competição feminino são:

Round 1 – Heat 5: Teresa Bonvalot x Maria Silva x Constância Simões

Round 1 – Heat 6: Charlotte van Berkum x Camila Cardoso x Carlota Chaveiro x Yolanda Hopkins

Round 1 – Heat 7: Francisca Veselko x Gabriela Dinis x Maria Chaves x Beatriz La Fuente

No que diz respeito ao Fantasy Surfer, os participantes já podem seleccionar os seus surfistas favoritos e formar uma equipa, habilitando-se a prémios. Para isso, pode-se consultar o website fantasy.ansurfistas.com.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade