Ribeira Grande, nos Açores, recebe a penúltima etapa da Liga Meo Surf

por: António Manuel Teixeira
Ribeira Grande, nos Açores, recebe a penúltima etapa da Liga Meo Surf
I Love Açores

O Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional, ás 06:30 desta sexta-feira, nos Areais de Santa Bárbara, Açores – 07:30 em Portugal Continental.

Os melhores surfistas nacionais estão a postos para brilhar nas ondas dos Açores numa etapa que, além de ser a última das três provas da Allianz Triple Crown, poderá coroar a campeã nacional feminina, com Teresa Bonvalot a precisar apenas de chegar à final para garantir o título de forma antecipada.

O Allianz Ribeira Grande Pro prepara-se, assim, para receber os melhores surfistas nacionais, num ambiente de grandes expectativas. A Teresa Bonvalot, Frederico Morais (Kikas) ou Vasco Ribeiro, juntam-se ainda vários talentos do surf local, com destaque para o “capitão” Jácome Correia, que já compete há vários anos na Liga MEO Surf.

Jácome Correia, surfista açoriano e top 20 nacional
É um enorme prazer receber a Liga em casa. Lembro-me que o primeiro campeonato que vi na vida foi uma etapa do Nacional de Surf também nos Areais de Santa Bárbara". Jácome Correia recordou que na altura, o surf "para mim era uma brincadeira de fim-de-semana". O surfista sugere "que o circuito deveria procurar mais as ilhas, inclusivamente outras ilhas onde o surf ainda não tem tanto peso". A vinda à ilha São Miguel acaba por ser "extremamente importante, pois já temos alguns atletas de formação e este evento, assim como os internacionais que cá existem, acabam por ter um papel essencial na formação desses jovens". O atleta espera assim que "todos desfrutem ao máximo da ilha, bem como das suas ondas e que mantenham o respeito pela nossa natureza intacta. Vai-me saber muito bem competir em casa, com a minha família a apoiar".

Além de Jácome, o mais “internacional” e reputado surfista açoriano da atualidade, outros jovens talentos vão estar em acção, como são os casos de Manuel Morgado, Diogo Viegas, Peter Healion, Afonso Albergaria e os wildcards Francisco Benjamin e Pilar Filipe.

Francisco Benjamin, wildcard masculino do Allianz Ribeira Grande Pro
Considero que é muito importante ter uma etapa da Liga aqui nos Açores, não só por trazer cá os melhores surfistas nacionais, mas também por dar a oportunidade aos surfistas locais de entrar na água e treinar com estes grandes surfistas". O atleta confessa que se irá estrear na Liga MEO Surf, e que será uma "experiência nova, que vou encarar como uma aprendizagem, embora espere fazer um bom resultado”.

Por sua vez, Pilar Filipe está feliz por enfrentar as referências do surf nacional e mostrar todo o seu potencial nas ondas que bem conhece, numa prova em que vai estar a competir ao lado do irmão, Jácome Correia.

Pilar Filipe, wildcard feminino do Allianz Ribeira Grande Pro
Espero que esta participação seja uma boa experiência para mim frente às melhores surfistas nacionais, sem colocar expectativas muitas altas". Uma vez que é amiga e fã de Teresa Bonvalot "gostava muito que ela ganhasse a etapa e que entrasse num heat frente a ela". Pilar Filipe explica que já esteve em vários campeonatos locais com a minha família, mas, "desta vez, vai ser diferente, pois vai ser frente a atletas com quem nunca surfei". A surfista considera positivo "estar em prova com o meu irmão, que é um grande exemplo para mim”.

Em relação às previsões para os três dias de prova, prevê-se que haja ondulação suficiente para as estrelas do surf nacional brilharem bem alto nas ondas açorianas. Francisco Morgado, director de prova, mostra-se optimista para este muito aguardado regresso da Liga aos Açores.

Francisco Morgado, director de prova da Liga MEO Surf
Acredita que as expectativas "são boas neste regresso do circuito nacional aos Açores". Os dois primeiros dias de prova "prometem ter condições satisfatórias nos Areais de Santa Bárbara", afirmou Francisco Morgado. No entanto para o último dia de prova "há expectativas para a entrada de um novo swell, que pode ajudar a abrilhantar ainda mais a coroação dos campeões desta etapa”.

Agenda do Allianz Ribeira Grande Pro (sujeito a alterações):

1º dia – Sexta-feira, 24 de Junho
06:30 – Call primeiro dia para Round 1 Feminino ou Masculino (por confirmar)
09:00 – Palestra sobre a proteção dos oceanos e limpeza de praia conduzida por Jerónimo Martins e com cerca de 90 crianças de escolas do concelho da Ribeira Grande.

2º dia – Sábado, 25 de Junho
07:00 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)

3º dia – Domingo, 26 de Junho
07:00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
14:00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)
16h00 – Finais do Allianz Ribeira Grande Pro (por confirmar)
17h00 – Entrega de prémios do Allianz Ribeira Grande Pro Pro (por confirmar)

Em disputa neste Allianz Ribeira Grande Pro estará também melhor onda da etapa através do prémio Joaquim Chaves Saúde Best Wave, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina. Por fim, destaque ainda para o prémio atribuído pela Câmara Municipal de Ribeira Grande aos melhores surfistas locais.

Fantasy Surfer – Façam as V/ apostas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: até às 06:30 de sexta-feira

QATAR turismo

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade