Ilha de Santa Maria, o refúgio do tubarão baleia, um desconhecido nos Oceanos

por: Zita Ferreira Braga
Ilha de Santa Maria, o refúgio do tubarão baleia, um desconhecido nos Oceanos
Nuno Sá

A Ilha dos Gigantes, um documentário de Nuno Sá é exibido na RTP1 hoje, 20 de Junho. O Documentário acompanha uma misteriosa população de tubarões baleia que surge na pequena ilha de Santa Maria.


 A RTP1 exibe hoje 20 de Junho um documentário realizado por Nuno Sá, Operador de Câmara subaquático e do investigador científico Jorge Fontes, que revela a presença quase desconhecida do tubarão baleia na Ilha açoriana de Santa Maria, é como o desvendar de um segredo que os dois cientistas revelam ao mundo pois o percurso do tubarão baleia até ao momento era quase desconhecido.

 


Este gigante dos mares, de porte imenso, mas de ar pacifico, vem de outras águas e fica em Santa Maria tempo suficiente para ser filmado e navegar sem perturbar os habitantes da zona. As imagens captadas revelam a vivência de um animal de grande porte de comportamento pacífico, que chega e domina o meio em que se insere. Não é agressivo e convive com os muitos atuns que o precedem, anunciando a sua chegada. de onde vem não se sabe ainda e para onde vai, também não.

Tal como surge naquela zona da Ilha de Santa Maria também desaparece. "Para mim este é um dos maiores mistérios do Oceano Atlântico" lembra Nuno Sá que continua "Surge nestas águas, não sabemos de onde vem nem para onde vai e é um dos maiores animais do universo"

O documentário que será exibido pelas 22.45 de 20 Junho na RTP 1 e RTP Play é o resultado de um trabalho do Operador de Câmara subaquático Nuno Sá e do investigador científico Jorge Fontes que juntaram esforços para tentar descobrir o segredo que esconde o mar da Ilha de Santa Maria nos Açores, o único sítio da Europa onde chega sem se saber de onde e parte sem se saber para onde o maior animal marinho do mundo – o tubarão baleia.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade