Liga Meo Surf: Kikas fez o melhor score do dia, com 14,65 pontos, na Ericeira

por: António Manuel Teixeira
Liga Meo Surf: Kikas fez o melhor score do dia, com 14,65 pontos, na Ericeira
Jorge Matreno/ANSurfistas

O Allianz Ericeira Pro, terceira etapa da Liga MEO Surf 2022, começou no dia de Portugal, com ondas de tamanho considerável e desafiantes na mítica praia de Ribeira d’Ilhas.

Uma jornada inaugural que viu Frederico Morais regressar em forma à Liga MEO Surf. Kikas fez o melhor score do dia, com 14,65 pontos, presenteando com alto nível de surf a boa moldura humana que preencheu um dos mais históricos anfiteatros naturais do surf nacional, perante o sol que se fez sentir ao longo de todo o dia.

A acção iniciou-se ainda antes das 08:00, com a prova feminina a ser a primeira entrar na água. Com a previsão de mar a subir ao longo do dia, as melhores surfistas nacionais aproveitaram para dar nas vistas nas direitas de Ribeira d’Ilhas. A líder do ranking e licra amarela Go Chill Teresa Bonvalot foi uma das primeiras candidatas a entrar na água, vencendo o heat dois de forma segura.

O mesmo fizeram Carolina Santos, Carina Duarte e a campeã nacional Kika Veselko. Mas o nome em maior destaque foi Carolina Mendes. A campeã desta etapa nos dois últimos anos mostrou, mais uma vez, sentir-se confortável em Ribeira d’Ilhas, arrancando com um triunfo no heat 04, onde somou 13,75 pontos, naquele que foi a melhor score feminino deste dia inaugural do Allianz Ericeira Pro.

Menção ainda para a juventude presente neste campeonato, com representantes da nova geração do surf feminino nacional a baterem algumas das top seeds. Foi isso que aconteceu na primeira bateria, onde Nuria Maganinho venceu à frente de Charlotte van Berkum, mas também no heat 06, com Érica Máximo a somar 11,90 pontos e a deixar Camila Cardoso no segundo posto, e ainda no heat 07, onde Maria Salgado bateu Mafalda Lopes na luta pelo triunfo.

Depois das boas indicações deixadas pela prova feminina, os trials masculinos entraram na água a meio da manhã. Nesta fase o grande destaque foi Luca Guichard, que está de regresso à Liga MEO Surf após alguns anos fora. O surfista algarvio somou 12 pontos para vencer o heat quatro e garantir uma vaga no quadro principal, que começou logo de seguida.

A competição seguiu a todo o gás, com uma das melhores performances do dia a acontecer logo no heat 01, onde Guilherme Fonseca venceu com um score de 14,00. Pouco depois Frederico Morais aumentou o nível, somando 14,65 pontos, num heat em que Pedro Coelho segurou o segundo posto perante Gonçalo Vieira e Ivo Cação, que foram eliminados. Pelo meio, Daniel Nóbrega causou surpresa ao vencer o heat 02, onde Francisco Alves terminou no segundo posto.

Nos heats seguintes houve mais um par de boas exibições, com Tomás Fernandes a fazer 13 pontos e Francisco Almeida a situar-se nos 14,05 pontos. Depois disso, foi a juventude a assumir as rédeas, com José Maria Ribeiro a vencer o heat 06 e a deixar Joaquim Chaves no segundo posto, enquanto na bateria seguinte houve vitória para Francisco Mittermayer, com o pequeno Jaime Veselko, de apenas 13 anos, a também seguir em frente, naquela que foi a sua estreia na Liga MEO Surf.

Entre os candidatos Afonso Antunes e o licra amarela Go Chill Guilherme Ribeiro cumpriram com as expectativas rumo à ronda 02, ambos com triunfos, seguindo-se a maior surpresa da ronda, com a derrota de Diogo Martins, perante a oposição de Ian Costa e Marlon Lipke. João Moreira foi outro dos vencedores do dia, antes de João Maria Mendonça fechar a jornada com uma grande performance, assente em 14,60 pontos e numa reviravolta perto do fim, que atirou Halley Batista para a segunda posição e Tiago Stock para fora de prova.

Devido à acção do vento e da ondulação a subir constantemente a prova teve de ser parada após o heat 12, ficando quatro heats da ronda inaugural masculina por realizar. A chamada para sábado está marcada para as 07:30, com a acção a retomar com os restantes heats em falta e com a previsão de mar novamente grande para mais uma jornada que se espera de muita emoção.

Agenda para sábado:
07:30 – Call do segundo dia de competição
11:30 – Passatempo Jerónimo Martins “Quem sabe, melhor defende”
16:00 – DJ Zé Ferreira – Corona & Somersby

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade