A 08 de Maio ocorreu mais uma edição da “OPERAÇÃO PRAIA LIMPA”, onde generosos voluntários e várias entidades parceiras, uniram-se para apoiar a manter limpas as praias e fundos marinhos do Algarve.
O sucesso da operação não poderia ter sido melhor, e a missão de dever cumprido uniu amigos do Ambiente num grande e inspirador sorriso colectivo.
Durante duas horas, ao longo dos concelhos de Silves, Lagoa, Albufeira, Loulé e Faro, muitos voluntários reuniram-se para unir os seus esforços, na terra e no mar, juntamente com os parceiros do Zoomarine, numa ação de pura cidadania e civismo ambiental: os cinco Municípios, a ALGAR SA, a Ualg V+, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto Português da Juventude e Desporto, a Marinha Portuguesa, a Região de Turismo do Algarve, o Centro Europe Direct Algarve, as Águas do Algarve SA, a LIPTON, o Vila Vita Parc Resort & Spa, e a OLIMAR Reisen (Viagens).
Da força conjunta de todos resultou a remoção de quase quatro mil quilogramas de resíduos como vidros, papeis, plásticos, grades, velhas artes de pescas e muitos outros indiferenciados. Três mil desses detritos foram removidos ao longo dos fundos marinhos no porto da ilha da Culatra, numa operação diretamente coordenada pela Marinha Portuguesa e pela Autoridade Marítima Nacional.
Apesar deste feito, ainda há muito a realizar. Porém, com o crescimento da iniciativa, o Zoomarine diz que fica incentivado a reforçar todos os anos este conceito com uma importante responsabilidade ambiental. Tudo isto sob a filosofia “Together We Protect – Juntos Protegemos”, idealizada pelo Zoomarine em 2017.
Paralelamente ao sucesso, a empresa começa já a tratar da “Operação Montanha Verde 2022”, que ocorre a 06 e 07 de Novembro. A ideia é oferecer e ajudar a plantar 42'000 árvores em 08 municípios do Algarve.
Para mais informações, por favor consulte o anexo.