Afonso Antunes e Kika Veselko ganham em Pechinche a Liga MEO SURF 2021

Afonso Antunes e Kika Veselko ganham em Pechinche a Liga MEO SURF 2021
Jorge Matreno/ANSurfistas

Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistaram este sábado o triunfo no Bom Petisco Peniche Pro, com a Praia de Supertubos a oferecer ondas de grande qualidade para fechar com chave de ouro a Liga MEO Surf 2021.

A nova geração do surf nacional confirmou o grande momento que atravessa num cenário de alta qualidade, tanto das ondas como do nível técnico apresentado dentro de água.

O dia final do Bom Petisco Peniche Pro ficou marcado por alguma espera matinal, uma vez que a ondulação anunciada tardava em chegar. Após várias chamadas, o evento arrancou pelas 12:00, com a realização da prova masculina e, mesmo com condições estivessem difíceis,o espectáculo do surf aconteceu. Nesta fase foram dois dos membros da nova geração do surf nacional, Matias Canhoto com 14 anos e o wildcard João Maria Mendonça a destacarem-se, repetindo as performances do dia inaugural.

Nos quartos-de-final masculinos, com Eduardo Fernandes a eliminar Miguel Blanco no primeiro heat, seguido do triunfo de Afonso Antunes, que se destacou desde o início da prova, frente ao jovem sensação Matias Canhoto. Depois, Joaquim Chaves, um dos surfistas do evento, venceu um duelo muito equilibrado frente a Guilherme Ribeiro, enquanto Gony Zubizarreta teve de batalhar muito para derrotar João Maria Mendonça.

Nas meias-finais femininas a fasquia, também, esteve muito elevada, com Gabriela Dinis e Mafalda Lopes a destacarem-se no primeiro heat. No segundo a recém-coroada campeã nacional Kika Veselko mostrou o excelente momento que atravessa, com uma pontuação de 14,75 pontos. No entanto a maior surpresa foi a jovem Constância Simões, que garantiu a primeira final da carreira. Perante estes cenários, estava já garantido que iria haver uma estreia a vencer etapas do lado feminino.

Seguiram-se as meias-finais masculinas, onde a exigência foi aumentando à medida que as ondas de qualidade começavam a chegar cada vez mais a Supertubos e Afonso Antunes bateu Eduardo Fernandes a abrir as meias-finais. Na segunda meia-final houve um embate de final explosivo, com Joaquim Chaves a tomar a dianteira, mas com Gony Zubizarreta a virar a bateria já na parte final, graças a uma nota de 9,25 pontos.

Segundo a Associação Nacional de Surfistas (ANS), este foi "na melhor altura de ondas do dia que as finais foram para a água e as quatro finalistas femininas ofereceram uma das melhores finais que há memória na Liga MEO Surf". Após várias notas altas e muitas mudanças na liderança, Kika Veselko carimbou a primeira vitória da carreira na Liga que "serviu de cereja no topo do bolo para o título nacional que já tinha conquistado", comenta a ANS. Apesar da derrota, Mafalda Lopes (2.ª), Gabriela Dinis (3.ª) e Constância Simões (4.ª) deram uma excelente réplica e também "contribuíram para um grande espectáculo", salientou a Associação.

Kika Veselko afrmou :“Estou super contente com este triunfo”,pois “queria muito ganhar esta final. Acreditei até final, mantive a calma e, mesmo estando em último perto do final, consegui a onda que necessitava para passar para primeiro. Foi um ano perfeito na Liga. Tem sido o meu melhor ano e agora ainda tenho provas internacionais para tentar os meus objectivos. Para o ano podem esperar mais ainda de mim”, frisou.

Na final masculina surgiram alguns tubos e Afonso Antunes foi o primeiro a abrir as hostilidades, colocando-se desde cedo na liderança, que nunca mais largou. Com 14,85 pontos e uma gestão de bateria muito experiente, Afonso conquistou a segunda vitória da temporada na Liga MEO Surf, depois de ter começado o ano também com um triunfo, na Ericeira, fechando ainda o ano como vice-campeão nacional.

Afonso Antunes, feliz com o resultado disse: “Foi uma final super emotiva”, uma vez que pretendia vencer. "O Gony é um surfista que admiro muito e, apesar de no início estarmos mais descontraídos, depois as coisas aqueceram. Estou muito feliz, queria muito ganhar aqui em Peniche, como o meu pai já tinha feito. Apesar de ter partido a prancha na última onda, nem estou preocupado com isso porque estou mesmo muito feliz pelo triunfo”, concluiu.

Resultados finais do Bom Petisco Peniche Pro:
Final masculina: Afonso Antunes 14,85 x Gony Zubizarreta 11,10
Final feminina: Francisca Veselko 13,75 x Mafalda Lopes 13,40 x Gabriela Dinis 12,55 x Constância Simões 9,90
Go Chill Expression Session feminina: Camila Cardoso
Go Chill Expression Session masculina: Afonso Antunes
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: 10 de Halley Batista, na ronda 1
Bom Petisco Girls Score: Kika Veselko, 14,75 nas meias-finais

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade