Liga Meo Surf regressa de 25 a 27 de Junho à Praia Grande

De 25 a 27 de Junho, a Praia Grande vai ser o palco do Allianz Sintra Pro, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2021.


A Praia Grande será palco de mais uma etapa da Liga MEO Surf 2021, na recta final da temporada, desta vez a Allianz Sintra Pro.

Vasco Ribeiro e Carolina Mendes são os licras amarela, e consequentemente, líderes do ranking da Liga MEO Surf 2021.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra refere em nota de imprensa: “As águas selvagens do Atlântico fazem da costa do concelho de Sintra lugar de paragem obrigatória para os amantes dos desportos aquáticos”

E o autarca continua: “Receber em Sintra, uma competição como a Liga MEO Surf coloca o nosso concelho em destaque junto dos apaixonados pela natureza, pelo mar e pelo desporto, trazendo novas dinâmicas, novas gentes a conhecer e desfrutar do nosso território. E a terminar Basílio Horta saúda:  “Sintra dá as boas-vindas aos amantes do surf e deseja a todos os atletas uma boa prova e boas ondas.”


Allianz Sintra Pro 2020 em números:

– Campeões da Etapa: Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot;

– 1274 ondas surfadas por 99 surfistas inscritos;

– Melhor onda (máximo 10 pontos): Vasco Ribeiro, 9,65 pontos nas meias-finais

– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): Teresa Bonvalot, 17,15 pontos, na ronda 3

Trata-se de uma etapa de cariz decisivo para as lutas pelos títulos nacionais, com Vasco Ribeiro à espreita de “um inédito quinto título nacional”.

Títulos Nacionais Masculino – Contagem

- Vasco Ribeiro: 4 títulos (2017, 2014, 2012 e 2011)

- Ruben Gonzalez: 4 títulos (2008, 2006, 2005 e 2004)

- Frederico Morais: 3 títulos (2020, 2015 e 2013)

- José Gregório: 3 títulos (2007, 2003 e 1997)

- João Antunes: 3 títulos (1998, 1996 e 1994)

Depois de ter conquistado as duas últimas etapas, Vasco chega à Praia Grande, onde venceu no ano passado, a precisar “apenas” de repetir “esse triunfo de 2020 para carimbar automaticamente o título, que já lhe foge desde 2017”.

Requisitos para Vasco Ribeiro ser campeão nacional no Allianz Sintra Pro:

- Se vencer a etapa é campeão nacional;

- Se chegar à final e Afonso Antunes não vencer a etapa;

- Se chegar às meias-finais e Afonso Antunes não chegar às meias-finais;

- Se chegar aos quartos-de-final, Afonso Antunes não chegar aos quartos-de-final e Tomás Fernandes, Guilherme Ribeiro ou Guilherme Fonseca não vencerem a etapa;

Relativamente a esta questão Vasco Ribeiro, actual líder do ranking nacional refere:

“A Praia Grande é um sítio onde passo muito tempo a treinar e, por isso, estou entusiasmado por poder lá competir. É uma praia consistente e que oferece altas ondas, que encaixam bem no meu surf. É um local onde me sinto bastante confortável a competir. O meu objectivo é fechar já as contas do título na Praia Grande. Só depende de mim e é isso que vou tentar fazer. Estou super confiante, as coisas estão a sair bem e estou a treinar para que isso aconteça”.

Do lado feminino, com Carolina Mendes de licra amarela vestida, fruto da liderança do ranking, as contas ainda estão mais equilibradas, com Francisca Veselko a apenas 10 pontos de distância e com Teresa Bonvalot também a tentar recuperar terreno perdido na luta pela revalidação do título nacional. Tanto Teresa como Yolanda Hopkins, recentemente qualificadas para os jogos olímpicos, contam neste momento com menos uma etapa nos pontos atuais para o ranking.

O Allianz Sintra Pro vai também ser também o palco de mais uma etapa da forte evolução do Surf feminino português, incluindo um qualificado lote de jovens sensações, que vive dias de glória e onde se inclui a surfista local Leonor Fragoso.

Leonor Fragoso, surfista local da Praia Grande

“É ótimo competir em casa, dormir na minha cama e ter o apoio da família e dos amigos mais de perto. É também a praia surfo mais vezes e me sinto mais confortável. Penso que o surf feminino em Portugal teve uma evolução gigante e o resultado em El Salvador foi uma prova disso. A primeira vez que competi na Liga foi na Praia Grande há vários anos e acho que a única surfista que ainda compete desde então é a Carina Duarte, que surfa muito bem".... "Estes resultados internacionais são muito benéficos para todas as surfistas portuguesas porque são a prova de que é possível, mostram que temos boas condições para treinar e para chegar muito longe, desde que haja dedicação, trabalho e garra, que são características notórias da Yolanda e da Teresa. Com isto, acreditando que é possível, é mais fácil ter motivação para treinar e elevar as expectativas, porque está provado que é acessível, que conseguimos chegar lá.”

À margem da luta pelos títulos nacionais, o Allianz Sintra Pro marca ainda a terceira e última paragem do já histórico troféu Allianz Triple Crown. É na Praia Grande que vão ser encontrados os campeões de um sub-troféu que tem prize-money igual para a prova masculina e feminina. Vasco Ribeiro e Carolina Mendes também lideram este ranking particular, estando bem lançados para sucederem a Afonso Antunes e Teresa Bonvalot na lista de campeões da Allianz Triple Crown.

José Francisco Neves – Membro do Comité de Direcção, CMO, Allianz Portugal

“A terceira e última etapa desta prova em que participam os melhores surfistas nacionais promete ser tão emocionante como nos anos anteriores, constituindo um espetáculo único, elogiado por todos os admiradores da modalidade. Para a Allianz Portugal, é um motivo de orgulho fazer parte deste projeto com a Associação Nacional de Surfistas, mostrando o nosso empenho na ligação ao mundo do desporto, que temos desenvolvido também noutras áreas. Somos, por exemplo, a seguradora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos próximos oito anos. E não será por acaso que o surf é este ano modalidade olímpica nos Jogos de Tokyo’2020. Também aqui teremos novidades nos próximos dias, que certamente serão bem recebidas no mundo do surf em Portugal. Boa sorte a todos, que vençam a melhor e o melhor surfistas.”

Allianz Triple Crown – Galeria de Campeões (últimos 5 anos)

2020: Afonso Antunes e Teresa Bonvalot

2019: Miguel Blanco e Teresa Bonvalot

2018: Gony Zubizarreta e Camila Kemp

2017: Vasco Ribeiro e Carolina Mendes

2016: Vasco Ribeiro e Carolina Mendesvasco

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade