O Museu da Baleia da Madeira associa-se às comemoraçãoes do Dia Nacional do Mar com iniciativas elucidativas da sua missão. O Museu do Mar, em Cascais, não tem nenhuma acção marcada para o dia de hoje.
O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997.
Esta convenção é muito importante, pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental.
Portugal é um país fortemente ligado ao mar, ficando marcado para a posterioridade como o país dos Descobrimentos marítimos.dia pode visitar Belém e o Museu da Marinha, onde se realizam iniciativas especiais ligadas à data.
Neste dia decorrem várias iniciativas em Portugal tendo em vista mostrar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional.
O mar assume uma importância estratégica para Portugal, sendo um sector vital para a economia portuguesa e para o produto interno bruto (PIB).
De acordo com dados divulgados em 2013, o mar português dá trabalho a 100 mil pessoas e representa uma riqueza anual de oito mil milhões de euros.
Neste dia pode visitar Belém e o Museu da Marinha, por exemplo, onde se realizam iniciativas especiais ligadas à data, com entrada gratuita.
No Museu da Baleia da Madeira, pelas 16:30 será inaugurada uma exposição "30 anos de memórias", passando em retrospectiva as actividades que ocorreram no Museu.
Serão também abordados conteúdos científicos, alguns deles gerados na instituição. A exposição está patente até Janeiro, e tem entrada livre.
Infelizmente o Museu do Mar, ou Museu Rei D. Carlos I, localizado em Cascais, não tem qualquer iniciativa marcada para o dia de hoje
Jornalista