Zoomarine repete boas tradições do passado

Zoomarine repete boas tradições do passado
Zoomarine

Zoomarine vai repetir uma das suas mais bonitas tradições devolver tartarugas ao mar


Uma das mais bonitas tradições do Zoomarine está quase a ser uma realidade.

Devolver ao mar tartarugas marinhas reabilitadas pelos profissionais associados ao Porto d’Abrigo do Zoomarine (o centro de reabilitação para espécimes aquáticos), em colaboração com a comunidade regional de pescadores, o ICNF, agentes da Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa, é uma das mais gratificantes tradições do Zoomarine.

A operação acontecerá a cerca de 10 milhas náuticas, mais ou menos 20km a sul de Portimão, permitindo deste modo distanciar “o Querubim (tartaruga-comum, Caretta caretta) e o Quibi (tartaruga-verde, Chelonia mydas), das artes de pesca costeira e de arrasto”.


A Marinha Portuguesa estará novamente no apoio a esta operação de conservação da Natureza numa das suas missões ao largo da costa Algarvia.

As operações começarão no Porto d’Abrigo do Zoomarine pelas 08:15 de 20 de Julho, “para permitir uma saída do Ponto de Apoio Naval de Portimão pelas 10:00”. O regresso a terra está previsto para as 12:30.

Como é habitual, cada um dos dois quelónios regressará ao mar com um microchip [em tudo semelhante aos que colocamos nos cães e gatos que fazem parte da nossa vida]; no entanto, devido ao seu reduzido tamanho (6.8 kg e 2.5 kg), não serão anilhadas.


Esta operação, na sua complexidade, já vai sendo uma feliz rotina – técnica, legal e temporal. E por isso é tão bom saber que, em tempos tão surreais como aqueles que agora vivemos, “ainda há tradições e normalidades que nos deixam felizes e com esperança no futuro mais risonho – o nosso futuro e o futuro do nosso planeta. Entretanto, que as boas marés protejam a Quibi e a Querubim nesta segunda fase de vida independente - e o que o seu exemplo de luta e resistência e vitória seja um sinal de esperança para todos nós”. refere a nota de imprensa .

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade