“Alterações Climáticas e Oceanos do Futuro” uma mostra patente no Museu do Mar

O Museu do Mar Rei D. Carlos I, em Cascais, inaugura a 09 de Fevereiro, a exposição “Alterações Climáticas e os Oceanos do Futuro” uma iniciativa de várias entidades patente até 31 de Julho 2019.

 

O Museu do Mar Rei D. Carlos I, em Cascais, inaugura a 09 de Fevereiro, a exposição “Alterações Climáticas e os Oceanos do Futuro”, iniciativa de um conjunto de entidades e de investigadores que pretendem contribuir através desta mostra para o aumento da literacia dos oceanos, bem como para uma maior consciência em relação ao impacto das alterações climáticas nos bens e serviços do oceano.

Investigadores e cientistas têm vindo a alertar que as alterações climáticas, mas apesar de todos estes esforços de divulgação, a consciência da sociedade ainda é bastante limitada.”

 As alterações climáticas têm implicado perdas significativas de biodiversidade, mudanças na distribuição geográfica de diversas espécies e diminuição da resiliência dos ecossistemas marinhos, o que se traduz em graves impactos ambientais, económicos e sociais.

Os processos industriais têm vindo a libertar para a atmosfera crescentes toneladas de CO2.

Caso estas emissões mantenham as mesmas taxas de aumento “é expectável que os níveis de CO2 atinjam valores sem precedentes. Este aumento tem vindo a intensificar a tendência para o aquecimento, para a acidificação e consequentemente para a redução dos níveis de oxigénio dos oceanos.”


Conscientes destas questões, um conjunto de entidades e de investigadores, “apresentam esta exposição itinerante, para divulgar e sensibilizar todos os cidadãos para esta problemática, de extrema importância, em especial num contexto de proximidade à zona costeira, onde a dependência de recursos marinhos, como a pesca, torna as populações humanas particularmente vulneráveis aos impactos das alterações climáticas no oceano.

Fim do Ano

Fim do Ano

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade