A dotação orçamental do sistema de incentivos Portugal Events ascende a 16 milhões para apoiar a realização de eventos em 2025 e 2026.
Esta verba inclui a disponibilização do montante de 2,8 milhões de euros, por ano, destinada a apoiar planos integrados de eventos regionais, promovidos pelas Entidades Regionais de Turismo.
Inserido no Programa Acelerar a Economia, o Portugal Events é agora reformulado através da nova Portaria (nº 34/2025/1 de 10 de fevereiro) que pretende tornar este sistema de incentivos mais abrangente, nomeadamente através da possibilidade de as Entidades Regionais de Turismo apresentarem planos integrados de eventos de base regional, reforçando a atuação do Portugal Events às necessidades de desenvolvimento de cada região, promovendo a descentralização do turismo e a dinamização das economias locais, nomeadamente nos Territórios de Baixa Densidade.
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “o Portugal Events assume assim um papel determinante no apoio a eventos de caráter distintivo, garantindo a sua realização ao longo de todo o ano e em todo o território nacional. O enfoque dado aos Territórios de Baixa Densidade, torna-o num mecanismo de apoio estratégico para a descentralização do turismo e a dinamização das economias locais. Ao potenciar a diversidade e a sustentabilidade do panorama cultural e turístico das regiões, contribui também para a valorização e projeção internacional de Portugal enquanto destino turístico de referência.”
O Portugal Events abrange três grandes categorias de eventos, cada uma com critérios específicos de elegibilidade e financiamento:
A submissão de candidaturas deverá ser efetuada junto do Turismo de Portugal, através do Sistema de Gestão de Projetos de Investimento (SGPI), mediante preenchimento do formulário próprio.