Inaururado o Centro tecnológico para o turismo

por: Vasco Oliveira
Inaururado o Centro tecnológico para o turismo
Expresso

O Turismo de Portugal inaugurou o Centro de Incubação de Base Tecnológica (CIBT) direccionado para o sector do turismo, no Campus da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Este centro pretende apoiar a criação e capacitação de empresas e modelos de negócio que apoiem o sector do turismo. Destina-se à comunidade de empreendedores e start-ups, com principal atenção aos jovens recém-formados que actuam no desenvolvimento do sector.  O objectivo principal do CIBT é a fixação destes jovens talentos, capacitando-os com futuros empresários e facilitando a sua integração no mercado de trabalho.

“Acelerar e transformar o turismo, através do investimento na tecnologia e na inovação, é uma prioridade para o Turismo de Portugal. A inauguração do CIBT traduz essa aposta contínua no turismo e esse compromisso com o futuro, afirmando o instituto como organismo ímpar a nível internacional. Portugal distingue-se assim pela inovação, tecnologia, inclusão, diversidade e sustentabilidade. Este é o turismo do futuro que o sector está a construir”, afirmou o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

Divido em três pisos totalmente equipados, o centro, que será gerido em cooperação com o NEST - Centro de Inovação e Turismo, dispõe de escritórios, espaços de cowork, salas tecnológicas, pop-up, equipamentos e laboratórios de investigação. A localização no campus da ESTHE permite que sejam estabelecidas parcerias estratégicas nos ramos de ensino, investigação e inovação.  

Pedro Machado, Secretário do Turismo, abordou a importância da tecnologia no turismo actual, salientando que “a inteligência artificial já está a acontecer e a alavancar muitos dos pacotes que se vendem nas agências de viagens”.

O CIBT provém de um investimento de 3,4 milhões de euros, financiado pelo Plano Orçamental de Lisboa em 1,7 milhões. Esta instituição promete afirmar-se como “um instrumento relevante na construção daquilo que é o futuro do turismo em Portugal e na sua competitividade”.

Estiveram, também, presentes, entre outros, O Ministro da Economia, o Presidente da Confedereção do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, o Presidente do NEST, Roberto Antunes e o Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways