Lidia Monteiro homenageada pela sua Universidade, a de Trás-os-Montes e Alto Douro

por: Leonor Maltez

Lídia Monteiro recebe primeiro prêmio Alumni UTAD por Mérito Profissional e Cívico

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) inaugurou uma nova tradição ao conceder pela primeira vez o Prêmio Alumni, uma distinção de prestígio em reconhecimento ao mérito profissional e cívico dos ex-alunos. A homenageada inaugural é Lídia Monteiro.

Graduada em Engenharia Agrícola pela UTAD, com formação executiva em Gestão e Marketing pela ESADE Business School, em Barcelona, e em Marketing Digital pela Universidade Católica de Lisboa, Lídia Monteiro actualmente ocupa o cargo de vogal do Conselho Directivo do Turismo de Portugal desde 2023. As suas responsabilidades incluem os sectores de marketing e mercados, redes e conectividade, relações internacionais e equipes de turismo no exterior. Está encarregue da promoção nacional e internacional de Portugal como destino turístico, além de apoiar a internacionalização das empresas turísticas nacionais.

Lídia Monteiro foi Directora coordenadora da Direcção e Apoio à Venda da mesma entidade, liderando a promoção turística do país e supervisionando os departamentos de comunicação e marketing digital, bem como o marketing territorial e de negócios. A sua trajectória inclui ainda passagens como Directora de comunicação no Turismo de Portugal e no Automóvel Clube de Portugal (ACP), além de ter sido coordenadora no Instituto de Comércio Externo de Portugal (ICEP).

Além das realizações profissionais, Lídia Monteiro também se destaca em contribuições cívicas, integrando diversas comissões interministeriais e órgãos directivos. Actualmente, preside o conselho consultivo da Fundação Côa Parque e é membro da Comissão de Certificação dos Caminhos de Santiago em Portugal.

A homenageada foi eleita Personalidade de Marketing do Ano em 2018 e Marketeer do Ano em 2022 pela revista "Meios & Publicidade". O Prêmio Alumni UTAD reconhece não apenas sua trajectória profissional, mas também o impacto no desenvolvimento do sector de turismo.

Esta distinção será concedida anualmente a ex-alunos que se destaquem pela sua trajectória, seja em âmbito nacional ou internacional.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways