A lider do Bloco de Esquerda, no Forum Socialismo em Viseu falou sobre o Alojamento Local o aumento de hoteis e das casas de luxo, assim como o que representa o turismo para o conjumto de partidos que lidera.
O turismo representa “uma aliança férrea entre autarcas, especuladores e construtores”, considerou Mariana Mortágua. O Partido Socialista quer as casas mais caras e apontou o turismo como o meio para atingir esse objectivo.
“Proibir a venda de casas a não residentes” foi uma das medidas propostas pela líder do Bloco de Esquerda em discurso no Fórum Socialismo promovido em Viseu pelo seu partido, que antecipou de imediato a eventual crítica de radicalismo, dizendo que “não há nada mais brutalmente radical do que não conseguir pagar uma renda”, no entanto ignorando uma possivel crítica de xenofobia, que é, aliás, a que se afigura mais plausível, segundo o PressTur.
“O Governo quis subir o preço das casas e conseguiu”, acusou a dirigente no mesmo discurso, sem se referir aos empreiteiros e construtores, dizendo que “o Governo agarrou-se aos vistos gold, apesar de toda a corrupção e escandaleira”, “anda a convidar nómadas digitais, para subir os preços das casas” e “mantém os benefícios fiscais para os reformados nórdicos, para subir os preços das casas”.
A Coordenadora do conjunto de partidos, no mesmo discurso em que caracterizou o Governo como a ‘origem de todos os males’, afirmou que face à covid-19 “tivemos que inventar tudo, recorrer a tudo” e “tomámos medidas excepcionais e salvámo-nos”, como se não tivesse um Governo do PS, mas do Bloco.
E prosseguiu dizendo que “agora o vírus é conhecido, ‘a renda usurária e o lucro fácil’ e uma maioria absoluta que transforma as cidades em Disneylândias e sobe tanto os preços e as rendas que empobrece até quem vivia com algum conforto”.
Mariana Mortágua afirmou que “esta é mesmo a crise que o Governo quis que fosse, é o seu projecto” e “para a maioria absoluta, a economia é o turismo e os seus aliados estão na finança que assombra as cidades, não estão nos jovens que procuram uma casa, nem estão nos idosos que são expulsos das suas casas de uma vida inteira”.
“Por isso, permite bairros que são parques de alojamento local, facilita o investimento dos fundos, simplifica as regras de licenciamento, porque assim sobe o valor das casas que é o que convém a essa poderosa aliança que domina a nossa economia”, afirmou, antes de se declarar convicta de que vai haver “mais hotéis e mais casas de luxo e os preços vão continuar a subir”.
Jornalista