Festival Handsome, um convite ao Turismo Criativo no Algarve

por: Zita Ferreira Braga
Festival Handsome, um convite ao Turismo Criativo no Algarve
Algarve

 Turismo Criativo no Algarve um convite do Festival Handsome

Festival Handsome é um convite para  fazer Turismo Criativo no Algarve na época alta.


No Algarve há um novo festival dedicado para quem gosta de participar em experiências autênticas baseadas na cultura local do destino onde reside ou passa férias. Trata-se do Handsome Festivalcom estreia marcada para 21 de Junho com workshops de artesanato, de gastronomia, conversas e exposições para dinamizar o sul do país através do turismo criativo.


A primeira edição do Handsome – Festival Internacional de Turismo Criativo decorrerá de 21 a 24 de Junho em vários concelhos da região, apostando numa programação que inclui o contacto com artesãos, chefs e doceiras locais que vão levar os participantes a pôr as mãos na massa, com o objectivo de promover o património histórico e cultural do Algarve de forma activa.

O festival insere-se no projecto Algarve Craft & Food, que contará com momentos de apresentação própria no dia de abertura do festival, que terá lugar, pelas 18:30 no Centro Educativo Cerro do Ouro (Albufeira), Segue-se uma «Roda de Entrelaçados», com o envolvimento de mestres artesãos que dominam as técnicas dos entrelaçados vegetais do Algarve, e a conversa criativa «Território, Cultura e Turismo». A participação neste dia é livre e não está sujeita a inscrição.

Nos dias 22 e 23 estão previstos 12 workshops que terão lugar nos concelhos de Alcoutim, Silves, Faro e Loulé. Aprender as técnicas tradicionais de conservação e secagem do figo, preparando doces típicos à base deste fruto, modelar e pintar uma pequena taça com o formato de flor de amendoeira, descobrir os segredos da confeção de uma cataplana de peixe e marisco e depois saboreá-la ou sentir a magia da roda de oleiro são algumas das experiências disponíveis. Todas têm um número limitado de participantes, entrada livre e requerem inscrição prévia (em breve) através do site do festival, em https://www.handsome.pt.

Mesmo tendo o encerramento oficial marcado para, 23,, dia 24 no Museu Regional de Faro, haverá ainda oficinas abertas ao público, gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia. Assim, os residentes, visitantes e profissionais de turismo estão convidados a ir até àquele museu para trabalhar a palma, construir uma caixa-tubo de cana, fazer uma pintura em azulejo, criar (e dar uma dentada em) estrelas de figo ou realizar experiências criativas de esteiraria ou com esparto.


O Handsome Festival, nome que em inglês significa «bonito» e que remete para a ideia de pôr as mãos ao serviço de uma actividade (hands on), é organizado pela QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, em parceria com a Região de Turismo do Algarve (RTA) e a Tertúlia Algarvia, no âmbito do projeto Algarve Craft & Food, cofinanciado pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020. Nesta edição, conta ainda com o apoio do aspirante Geoparque Algarvensis. 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways