Turismo de Portugal paga 70 milhões de euros a 22.800 empresas

por: Zita Ferreira Braga
Turismo de Portugal paga 70 milhões de euros a 22.800 empresas
Turismo

Mais de 22.800 empresas do turismo recebem alguns milhares de euros de apoio ao sector

 

O Turismo de Portugal pagou a 22.839 empresas do turismo, um montante de 70M€ previsto na medida APOIAR TURISMO, anunciada pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, no início deste mês e aprovada pela Portaria nº 295-A/2022, de 13 de Dezembro.

O prazo para solicitar o apoio financeiro tinha terminado a 22 de Dezembro, concluindo-se que,dada a procura registada e a dotação orçamental da medida, cada uma das empresas recebeu um reforço de cerca 12,5% face aos valores já recebidos no Programa Apoiar.

Esta medida tinha como objectivo dar resposta às necessidades do sector mais afectado pela pandemia de COVID-19, a que se juntam agora os impactos de uma conjuntura macroeconómica adversa, pelos efeitos da inflação, do acréscimo de custos de energia e do contexto de conflito no espaço europeu.

Para o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda: O pagamento ainda antes do final do ano dos apoios previstos na medida «Apoiar Turismo» traduz o cumprimento de um compromisso assumido pelo Governo no início deste mês e permite reforçar, em 70 milhões de euros, as disponibilidades financeiras de mais de 22.800 empresas do setor do turismo, para fazerem face às suas crescentes necessidades de tesouraria, resultantes, nomeadamente, do acréscimo de custos decorrente do atual contexto macroeconómico global.


Este foi um dos primeiros compromissos do actual Secretário de Estado na sua primeira intervenção no Congresso da APAVT. Para Nuno Fazenda: Esta é uma importante notícia para a saúde financeira das empresas do setor, paga em tempo recorde, três semanas após o seu anúncio. É imperativo fazer chegar os apoios, de forma ágil e célere, às empresas, que são o motor da economia do turismo.


A Medida Apoiar Turismo, integrada no Programa APOIAR, instrumento de apoio à tesouraria, enquadra-se no Acordo de Médio Prazo de Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade, assinado, a 9 de outubro, pelo Governo e pelos parceiros sociais.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways