Que farão os portugueses neste Natal

por: Zita Ferreira Braga
Que farão os portugueses neste Natal
Natal

A Odisseias realizou uma sondagem para descobrir quais as preferências dos portugueses para este Natal.


Como resultado do inquérito 98,6% dos inquiridos indicou que vai comprar presentes na época mais mágica do ano, em que 63,4% referiu que tenciona comprar entre 5 a 20 presentes.

No que respeita às compras de Natal, 98,6% dos portugueses inquiridos revelou a intenção de comprar presentes, cujo orçamento disponível irá situar-se entre os 101 e os 200€ para 3o,7% das pessoas e entre 51 a 100€ para 27,5%. Outro aspeto interessante é que 57,3% dos indivíduos começam a programar as suas compras de Natal em novembro, estando em linha com o ano passado, sendo que 21% destes aproveita os descontos da Black Friday para comprar todos os presentes. 

Quando questionados sobre que "tipo de presentes preferem comprar" 48,7% refere que irá optar por um presente físico mais tradicional (como um livro, roupa, perfume, chocolates, entre outros), já 38% do sujeitos indica que gostaria de oferecer experiências.
No entanto, quando confrontados com o que gostariam de receber, não têm dúvidas: Viagens e Experiências lideram a lista de preferências. De destacar, que a maioria considera realizar "apenas algumas compras online" (69,2%), relativamente ao canal de compras escolhido.

A sondagem permite ainda concluir que a Odisseias continua a ser uma escolha dos portugueses, em que 89,3% afirma que recomendaria a marca a familiares ou amigos.


Este estudo teve como objectivo demonstrar as preferências e hábitos de consumo dos portugueses nesta época natalícia de 2022, resultando numa amostra de 801 residentes em Portugal continental, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade