UNESCO aprova revisão periódica das Reservas da Biosfera das Berlengas e de Santana

por: Mafalda Ferreira
Berlengas
Berlengas
RTP Ensina

O Conselho de Coordenação Internacional do Programa “Man and the Biosphere” (MaB) da UNESCO, aprovou, os relatórios de Revisão Periódica das Reservas da Biosfera das Berlengas em Peniche e de Santana na Madeira.

Os relatórios foram recentemente aprovados, na sede da UNESCO, em Paris no âmbito do cumprimento das exigências para manter a classificação internacional. Dado que já se cumpriram os 10 anos da criação das duas Reservas da Biosfera, e estando integradas na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, foi realizado o Relatório de Revisão Periódica para cada uma destas Reservas.

O relatório incluiu, a compilação de informações e a avaliação das principais atividades e projectos desenvolvidos através de um processo participativo, sempre evolvendo as populações e várias entidades, culminando com uma consulta pública. Este momento foi bastante importante para perceber o estado de situação das duas regiões, e também para discutir propostas de acção para a próxima década.

“A ausência de apresentação de resultados nas áreas de ‘Conservação da biodiversidade e diversidade cultural’, ‘Desenvolvimento social e ambientalmente sustentável’ e ‘Suporte à investigação, capacitação, monitorização, educação e comunicação’ poderia levar à desclassificação dos territórios como Reserva da Biosfera da UNESCO”.

Portugal já possui 12 territórios com esta designação de Reserva da Biosfera da UNESCO, seis no continente (Boquilobo, Gerês-Xurês, Tejo internacional, Meseta Ibérica, Castro Verde e Berlengas), quatro no arquipélago dos Açores (Corvo, Graciosa, Flores e Fajãs de São Jorge) e dois no arquipélago da Madeira (Santana e Ilha de Porto Santo).

Estes 12 embaixadores representam Portugal, numa rede mundial com 738 reservas da Biosfera da UNESCO, espalhadas por 134 países e obedecendo às qualidades que a marca impõe.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade