Na RTP1- "Sardinha Portuguesa-Uma Riqueza natural"

por: Zita Ferreira Braga

A RTP1 apresenta um documentário sobre  pesca da: sardinha e as formas de assegurar a sustentabilidade das populações da espécie em Portugal.


Tendo em conta que a pesca artesanal e a gestão dos stocks de sardinha da costa portuguesa são indissociáveis  o futuro desta arte de piscatória estará sempre dependente da conservação das populações de sardinha. E é isso que vamos perceber no documentário de Pedro Miguel Ferreira e Joaquim Pedro Ferreira,que apresenta uma visão de como é feita a gestão de stock da sardinha a nível nacional e quais as formas que ajudam a assegurar a sustentabilidade desta espécie em Portugal.


Actualmente, os produtos da pesca são praticamente os únicos alimentos "selvagens" consumidos com regularidade em Portugal e em muitos outros países. No entanto, um dos riscos que corremos quando pescamos uma determinada espécie é a sua sobre-exploração. E se insistirmos nesta forma de exploração durante algum tempo, essa população pode regredir ou mesmo extinguir-se.


É isso que se passa com a sardinha em Portugal: o facto de ser tão apreciada pelos portugueses, juntamente com outros factores tais como as alterações climáticas, põem em risco a sua sustentabilidade. Por um lado, o desejo de continuar a comer sardinha e, por outro, a necessidade de conservar os stocks nacionais e de assegurar a sua existência no futuro.


Sardinha Portuguesa – Uma Riqueza Natural para acompanhar na segunda-feira, pelas 22:45, na RTP1 e na RTP Play.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade