Visa incentiva consumidores a pagarem com o telemóvel

por: António Manuel Teixeira
Visa incentiva consumidores a pagarem com o telemóvel
Caixa Bank

A Visa está a promover os consumidores portugueses a utilizarem preferencialmente os pagamentos móveis, mostrando-lhes que este método é fácil, simples e seguro.

A campanha tem como lema "Simplificar. Pague com contactless, agora no seu telemóvel". Desta forma, destaca-se o objectivo da marca em "chamar a atenção para os pagamentos com Visa através de dispositivos móveis, gerar diferenciação e destacar-se pela sua simplicidade, rapidez, e segurança de utilização", refere em comunicado de imprensa.

Uma cez que os portugueses estão a utilizar cada vez mais a tecnologia contactless, pois permite-lhes pagar de forma simples, a Visa decidiu lançar esta comunicação "de forma massiva".

Em Dezembro de 2021, "quatro em cada dez pagamentos com cartões nacionais e estrangeiros foram efectuados através da utilização da tecnologia contactless", citando os dados do Banco de Portugal. Neste sentido, a Rede de pagamentos quer "alavancar o sistema de pagamentos e explicar que o próximo passo já chegou", segundo nota de imprensa.

A Visa tem trabalhado "activamente com o ecossistema de pagamentos a nível mundial", permitindo uma "tecnologia inovadora e segura que garanta pagamentos fáceis, contínuos e transparentes", ao mesmo tempo que aumenta a "taxa de utilização dos pagamentos contactless", refere em comunicado.

Quando se trata de Portugal, João Seabra, Director de Marketing da Visa em Espanha & Portugal, explica no comunicado: "Em Portugal, começámos por tentar perceber como é que a população portuguesa entende e compreende os pagamentos móveis e rapidamente chegámos à conclusão de que os níveis de consciência têm que subir".

Para apoiar esta campanha, a Rede realizou um inquérito, centrado nos pagamentos móveis em Portugal e nos serviços existentes neste mercado, que "determinou a probabilidade geral de utilização futura de pagamentos móveis". As características que foram indicadas como sendo as mais importantes para levar à mudança para aplicações de pagamentos móveis são: "garantia de protecção dos dados pessoais, fortes mecanismos anti-fraude, nenhuma taxa de transferência de moeda estrangeira, um emissor de confiança, o facto de se poder utilizar este tipo de pagamento em todo o mundo, e a utilização de um layout intuitivo". Concluindo-se que "58% dos inquiridos estão a considerar a utilização de uma aplicação de pagamento móvel que satisfaça estes requisitos", explica a marca.

No comunicado, afirma que: "É um facto que os pagamentos móveis são uma realidade crescente na Europa e no mundo", uma vez que  trazem conveniência e segurança ao utilizador. Nesse sentido a Visa pretende que os consumidores tenham conhecimento "que estes pagamentos são de facto seguros: através da tecnologia biométrica só o próprio(a) pode usar o seu smartphone para pagar". Acrescentando que no caso de serem "aceites cartões contactless, no mesmo Terminal de Pagamento Automático, também poderá pagar com o seu telemóvel, basta adicionar o seu cartão à Wallet, segurar o telefone perto do leitor contactless, autenticar (impressão digital, reconhecimento facial ou pin), e a magia acontece" indica João Seabra.

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