Oeiras investe num Verão mais seguro e limpo.

por: Marta Vieira

Câmara Municipal de Oeiras investe no crescimento da qualificação e segurança balnear.

O investimento na orla ribeirinha feito pelo Município de Oeiras, tem vindo a ser reforçado, conferindo num período de três anos cerca de 4,5 milhões de euros pela área balnear.

A época balnear irá decorrer no período de 1 de Junho a 30 de Setembro, sendo o único município da Área Metropolitana de Lisboa com todas as praias oficiais com Bandeira Azul, o Município de Oreias dispõe da Praia da Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias.

A abertura oficial irá ser feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, às 13:00 horas na Praia da Torre.

Vai ser feita uma visitada ao novo Parque Fitness Outdoor, perto da Feitoria, acessibilizando a práctica de desporto ao público e também se irão conhecer as novas instalações sanitárias de auxílio às praias.

A nível de qualificações, o município irá disponibilizar de mais espaço de estacionamento, equipamentos de apoio para quem frequenta as praias e garantia de serviço de limpeza em horário nocturo e com recolha de resíduos quatro vezes por dia.

Actualmente, já foi intensificada a iluminação noctura na Praia da Torre, sanitários deslocáveis nas praias de Paço de Arcos e Caixas e também a criação de 31 lugares de estacionamento na Praia de Santo Amaro.

A PSP (Polícia de Segurança Pública), a Polícia Marítima e a Polícia Municipal irão entrar em parceria, de modo a garantir a segurança tanto da zona areal como do Passeio Marítimo.

O serviço de vigilância balnear estará activo e para tal, vão estar presentes nadadores-salvadores e um plano de salvamento integral, com a aprovação da Capitania do Porto de Lisboa.  A Câmara Municipal de Oeiras disponibilizou meios adicionais de segurança, como as torres de vigia e Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE).

Estará também integrado o Programa Praia Acessível em Santo Amaro, com intuito de contribuir e aludir à inclusão social das pessoas com deficiência. O uso gratuito de cadeiras de praia anfíbias, bem como outro meios de apoio à mobilidade, visa a cumprir o objectivo do programa que tem parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oeiras.

Será ainda uma opção, a possibilidade de usufruto de quatro Bibliotecas de Praia, até dia 7 de Setembro, os banhistas vão poder consultar e levar com pedido de devolução livros, jornais e revistas.

Para os estudantes ou simplesmente amantes da leitura, haverá acesso ao _PressReader _ e à base de dados académica EBSCO.

Os leitores vão poder fazer reservas, estabelecendo um local de entrega em qualquer praia à escolha e também participar em oficinas ainda em preparação, no âmbito da literatura, sustentabilidade, ecologia e ambiente.

Com iniciativa pela limpeza das praias, o projecto Jovens em Movimento, presume a participação de cerca de 400 jovens com objectivo de apoiar a manutenção dos areais, os acessos e os pontos de recolha de resíduos.

Este movimento decorrerá de 01 de Junho a 07 de Setembro, onde também irá ser disponibilizado um eco-cinzeiro na entrada da praia ou nas Bibliotecas, sem necessidade de retorno.

No ano de 2022, reconhece-se ainda um crescimento do número de papeleiras inteligentes instaladas, incluindo quase 10km da costa.

A Câmara Municipal de Oeiras aposta assim numa ida às suas praias de forma segura e limpa, demonstrando apoio pelo meio-ambiente e inclusão social.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade