Época Balnear "abre de forma progressiva"

por: António Manuel Teixeira
Época Balnear "abre de forma progressiva"
Sonae Sierra

O Ministério do Ambiente anuncia, em comunicado, que "a época balnear de 2022 vai integrar 594 praias de banhos, mais 20 do que no ano passado".

O Ministério do Ambiente, explica que só as 594 parias "são locais onde a vigilância e a assistência a banhistas estão asseguradas por nadadores salvadores", segundo a portaria hoje publicada, assinada pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

O comunicado refere ainda que vão estar "também à disposição dos utentes 654 águas balneares, um número que engloba mais 11 locais, na comparação com o ano passado".

A bandeira azul foi atribuída a mais 21 que no ano transato, totalizando 393 praias.

O Ministério informa que "a abertura da época balnear será progressiva", com a primeira fase a iniciar dia 07 de Maio nos concelhos de Cascais, Porto Santo e Porto Moniz. Já a segunda fase será uma semana depois, dia 15 de Maio em que se juntarão juntar-se-ão as praias algarvias. Por fim no dia 01 de junho, "a maioria das praias no centro e sul do país", refere a tutela.

No entanto as "águas interiores, o início da época balnear vai decorrendo entre Junho e Julho", refere o comunicado.

Tal como na abertura, "também o encerramento da época balnear será progressivo" a iniciar no fim de Agosto e prolongando-se até 31 de Outubro com o encerramento das últimas praias, localizadas no Funchal e em Porto Santo.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) "realizará, durante toda a época balnear, análises para avaliar se as águas se encontram aptas para o banho, garantindo, assim, uma maior segurança aos utentes", refere a nota de imprensa.

A aplicação Info Praia está novamente activa para facilitar, em qualquer local e de forma rápida, o acesso à informação actualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares.

Nesta aplicação podem ser definidas praias favoritas, galardões atribuídos, equipamentos existentes, bem como a ser notificado de informação atualizada da qualidade da água balnear.

A “Info Praia” continuará a incluir o nível de ocupação das praias, agora a título informativo, permitindo aos utentes, antes de se deslocarem, selecionar as suas opções.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade